quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Gauchão 2010 é prioridade.

Por Cristiano Zanella


Gre-nal se ganha “na vontade”, declarou o goleiro Danrley ao jornal Zero Hora, alguns dias antes do último clássico, há umas duas semanas. Muito oportuna a afirmação do ex-craque gremista, talvez já prevendo mais um derrota de seu time do coração, que ele conheceu forte e vitorioso e hoje não passa de mero coadjuvante no cenário nacional. Jogando “na vontade”, “na superação”, “na base do empenho”, “na garra”, “na peleia”, não há limites para o sonho... tudo é possível! Quem conhece a nossa história de grandes e inesquecíveis batalhas sabe do que estou falando!

Neste Brasileirão, mais uma vez o tricolor contraria a lógica, a razão! Ironicamente, está invicto há mais de um ano em casa, e tem o melhor ataque do campeonato; já na tabela de classificação, despenca posições a cada rodada, decretando um final de ano antecipado para sua incansável torcida. A fase é complexa, difícil de avaliar: treinador e direção contestados, time molenga e sem esquema de jogo, alguns jovens talentos sendo queimados, disputas políticas internas, muita especulação sobre o futuro do clube e seus empreendimentos. Projetar o próximo ano é a única saída para quem, infelizmente, já encontra todas as portas fechadas no campeonato nacional.

Ruim com Tcheco e Maxi Lopez, mas muito pior sem eles? Renovar contrato ou dispensar os bem amados da torcida? Manter Perea e Herrera seria insistir no erro? Procuram-se novos laterais? Comprar ações da revelação Mário Fernandes (antes que ele tome Doril e suma do mapa novamente)? Paulo Autuori é mesmo “o cara” ou não tem a nossa cara? São algumas questões que estão na pauta! Quem sabe, o mesmo elenco que foi incapaz de ganhar a Libertadores e o Brasileirão 2009, com alguns reforços, consiga fazer frente no Gauchão ou na Copa do Brasil (onde a exigência é menor) – sem jamais cair novamente no erro de priorizar uma determinada competição!

O ano de 2009 acabou..., e não vai deixar saudade! A torcida – como sempre – fez a sua parte, acreditando até o fim! Nem ao menos o direito de secar o co-irmão nos foi dado nesta reta final de campeonato, e a única motivação que restou é permanecer invicto no Olímpico até o final da temporada! É muito pouco pelo montante investido, mas, pensando bem..., no campeonato dos medíocres, aposto uma cerveja no Bar da Saldanha que ainda chegamos na frente “deles”!

Em 2010 é cair na real: o Gauchão e a Copa do Brasil são prioridades máximas, tem que entrar com tudo e começar de baixo – caso contrário, será ainda mais árduo o caminho até que o Grêmio encontre novamente seus momentos de glória, de raça, de superação, de identificação com a massa da arquibancada, de eternidade! A humildade é o símbolo da nobreza, e azul é o sangue nobre do Rio Grande do Sul! Mudança de atitude já, obsessão pela vitória sempre, custe o que custar! Acorda, tricolor – levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima!

Com o Grêmio sempre e cada vez mais!!!

Nenhum comentário: