segunda-feira, 20 de julho de 2009

Verdadeira supremacia tricolor.

Por Silvio Pilau


O Inter venceu o Gre-nal. Isto é, um Gre-Nal que não valia nada.Sábado à tarde, mais precisamente às 13h30, entraram em campo Grêmio e Inter. A equipe gremista era formada pelos colunistas tricolores deste espaço, mais alguns reforços. O elenco colorado, construído com os colaboradores da coluna vizinha, acrescido de certas contratações. O placar: 3x2 para os literatos vermelhos.

Deixamos. Permitimos a vitória dos colorados. Por quê? Simplesmente porque, apesar de toda a rivalidade, somos amigos. Somos parceiros. Gente civilizada que quer apenas o melhor para o outro, mesmo que esse outro seja um “inimigo”. E nós, gremistas que jogaram essa pelada no Camisa 10, sabíamos o que aconteceria no Olímpico domingo à tarde. E, como companheiros, não poderíamos deixar os colorados terem duas desilusões em um mesmo final de semana.

Então, entregamos o jogo. Perdemos no sábado porque tínhamos a certeza de que, no domingo, todas as nossas previsões se tornariam realidade. E elas se tornaram. O Tricolor, alentado de maneira magistral por uma torcida que simplesmente não deu a menor chance à tal nação vermelha, venceu o Gre-Nal que já merecia ter vencido nos outros clássicos deste ano. Finalmente, a sorte não ajudou o lado rubro e, mais uma vez, mostramos que os rivais da beira do lago não passam de um clube de um ano só.

Foi um jogo difícil, como todo Gre-Nal. Uma partida na qual o Grêmio enfrentou imensas dificuldades no primeiro tempo, mas demonstrou maturidade ao superar os problemas e dominar o “melhor time do Brasil” na segunda etapa. Foi um duelo equilibrado, mas com uma vitória merecida. O Grêmio venceu e encontra agora o ânimo necessário para dar a arrancada e disputar as primeiras posições do campeonato.

E isso, meus amigos, não é um sonho. Muita gente me disse que eu sou maluco por acreditar que o Grêmio pode brigar pelo título. Eu digo que doentes são aqueles que não vêem isso como uma possibilidade. Temos uma equipe com diversos problemas, sim. Mas temos uma equipe capaz de brigar de igual para igual com qualquer outra do país. Repito: qualquer outra. Nas últimas rodadas, vencemos Corinthians e Inter e jogamos de igual para igual com o Cruzeiro, talvez os três melhores times do Brasil. Alguém tem coragem de dizer que não podemos disputar o troféu?

Tudo bem, talvez seja o otimismo único que pode vir após um Gre-Nal, mas acredito que não. O Grêmio, pouco a pouco, vai superando seus problemas e mostrando um futebol cada vez mais competitivo. A cada nova partida, excetuando-se aquelas com erros infantis e imperdoáveis como aquele cometido por Thiago contra o Coritiba, o Tricolor afirma-se com um futebol disputado e bem jogado. Acreditem em mim quando digo isso: podemos ir mais longe do que a maioria pensa.

E quem não compartilha dessa minha visão ao menos tem muito o que comemorar hoje. Sempre é bom vencer um Gre-Nal. Aquela sensação de dever cumprido e satisfação plena que comentei em minha última coluna. Melhor ainda que a vitória tenha vindo em um momento tão delicado, pós-eliminação da Libertadores, para servir como fonte de energia e confiança ao grupo.

Comemoramos mais esse triunfo e esse novo momento do Grêmio dentro do campeonato. A eles, resta celebrar uma vitória sobre um bando de pernas-de-pau em uma pelada sem qualquer valor disputada no sábado à tarde em frente ao Beira-Rio.

Se eu fosse torcedor e não colunista sensato e responsável, diria: cada macaco no seu galho.

Nenhum comentário: