segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sem desculpas.

Por Silvio Pilau


Desde o início do ano, dirigentes, comissão técnica e jogadores gremistas utilizaram a Libertadores como escudo. A cada insucesso da equipe – tanto no regional quanto neste início de campeonato brasileiro –, o torneio continental era usado como desculpa. “Nosso foco é a Libertadores”, diziam. “Enquanto estivermos bem na Libertadores, o resto não importa”, comentavam.

De certa forma, estavam certos. Os próprios torcedores compactuavam com esse pensamento. Ninguém, em são consciência, trocaria um Gauchão por uma Libertadores. Agora, porém, a história é outra. O sonho do tri da América foi rasgado por Kléber e companhia. Mesmo que a equipe tenha se dedicado – e o fez –, o futebol de mais talento do clube celeste acabou fazendo a diferença. A nós, gremistas, resta apenas a competição nacional para salvar o ano.

Foi-se a Libertadores, vai-se o escudo. A partir de agora, acabam-se as desculpas. O foco é o Brasileiro e apenas ele. Qualquer derrota, qualquer má atuação, não mais poderá ser encoberta com o papo de prioridades. A falta de concentração em uma partida do torneio nacional será imperdoável. Nós, torcedores, estamos com um grito de campeão engasgado na garganta há algum tempo e já está na hora de sermos retribuídos por todo o apoio.

Claro que o título deste ano é difícil. Mas não é impossível. Como gremistas, não podemos nos contentar com pouco. Não podemos pensar que uma vaga na Libertadores está de bom tamanho. É nossa obrigação lutar para sermos campeões. Se brigarmos pelo título, a passagem para a Libertadores virá ao natural. Se jogarmos apenas por essa vaga, corremos o risco de perdê-la.

Ontem, na vitória sobre o Atlético Paranaense, teve início um novo ano para o Grêmio. Um ano sem mentiras e subterfúgios, com foco único e exclusivo no Brasileirão. Será longo e difícil, mas tenho certeza de que pode trazer alegrias ao torcedor.

Nenhum comentário: