sexta-feira, 3 de julho de 2009

Falta gremista no Grêmio.

Por Felipe Sandrin


Não estou a fim de escrever muito, mas vou tentar ser o máximo direto ao torcedor.

Primeiro, quero citar o Sr. Koff, dignífico cartola que esteve a apoiar nosso atual presidente Duda nas eleições. Lembro-me muito bem de suas abordagens prometendo a América aos gremistas, lembro-me muito bem de vê-lo empenhado em criar a esperança de que realmente ele estivesse voltando ao Grêmio... mas me digam vocês: ele voltou mesmo ou só apareceu na campanha?

Paulo Odone assumiu o Grêmio rebaixado, encarou de frente e, com sua política de poucos investimentos, conseguiu reacender a torcida, botar-nos numa final de Libertadores e me orgulhar mesmo diante derrotas. Estranhamente, este sentimento de orgulho hoje não é o mesmo, derrotas se tornaram apenas derrotas doloridas e já previsíveis.

Queria falar isso faz tempo, queria perguntar, questionar há muito tempo; não o fiz porque eu acredito no apoio incondicional ao time, mas agora, eliminados e acordando da ilusão, eu quero saber onde está o homem das promessas? Onde está aquele que se mostrava dedicado ao Grêmio? Onde está Koff, o dirigente mais vitorioso de nossa história? Será que ele irá ao menos protestar pelo pênalti claro não assinalado nesta quinta-feira, quando o jogo ainda estava a 0 a 0?

Talvez, se o Inter tivesse vencido o título na quarta-feira, acordássemos para as necessidades do Grêmio, talvez voltássemos a nos questionar sobre como o clube mais vencedor da década de 90 se tornou isso, se tornou o clube que não ganhou praticamente nada nesta década.

Vou dizer-lhes, amigos gremistas, que nossa falha foi somente o apoio incondicional sem cobrança extracampo, foi termos fechado os olhos para casos como da ISL, foi termos deixado Obinos - dirigentes que ainda dominam o Conselho- à vontade depois de tudo que fizeram contra nós, gremistas de verdade, que apenas pagam mensalidades, compram materiais e dedicam tempo e dinheiro ao clube.

Como o maior clube da década de 90 se desmembrou desta forma? Simples, nosso Grêmio virou em boa parte uma máquina de fazer dinheiro para quem dele quiser beneficiar-se.

Amanhã, na rádio, alguns irão encher a boca para falar da derrota, serão os mesmos que roubaram de bons apoiadores que ajudavam o Grêmio e faziam verdadeiros investimentos: pobre Jorge Gerdau, que acreditou em quem discursava bonitinho.

Tem muita coisa errada no Grêmio, e admito minha falha como torcedor: Porque apoiar incondicionalmente o time é uma coisa, mas não se opor a administrações suspeitas e composta por homens que em algum momento deixaram de ser gremistas para serem somente capitalistas, isso é algo que não podíamos ter deixado acontecer.

A década está praticamente acabando, e eu pergunto a vocês: o que ganhamos?

Fico constrangido em ter que agradecer ao Inter por não ter ganho o título: foi, nos últimos anos, um dos dias mais felizes da minha vida.

Triste, porém real: falta gremista no Grêmio, gente que freqüente as arquibancadas e pule com nossas canções.

Falta gremista no Grêmio.

Nenhum comentário: