quarta-feira, 22 de julho de 2009

It´s only futebol (but I like it)!

Por Cristiano Zanella


Tchê, que baita Grenal! Inesquecível! Cem anos, hein? E nós aí, fazendo história! A zaga esteve firme, o meio campo foi impecável, o ataque efetivo. Excetuando os fora de série Victor e Souza, meu destaque ficou por conta do estreante Mário Fernandes, o fugitivo – a diretoria não estava errada em apostar no jovem talento, mesmo depois do episódio que marcou sua chegada ao Olímpico (mal entrou, já foi saindo...). Mas tudo que se podia dizer a respeito do clássico já foi repercutido na imprensa e nas mesas de boteco (a vitória do Grêmio foi verdadeiramente incontestável). Passada a ressaca pelos três pontos mais festejados dos últimos anos, é hora de pensar em ganhar partidas além fronteiras, feito até então inédito na campanha tricolor no Brasileirão 2009!

Em Florianópolis devido a motivos familiares, estarei entre os cerca de dois mil gremistas que prometem invadir a Ressacada logo mais a noite. Noto que há um clima de otimismo entre os torcedores do Avaí (depois de uma arrancada constrangedora, o representante catarinense no Campeonato Brasileiro vem embalado por duas vitórias consecutivas e pode surpreender). Historicamente, os confrontos entre gaúchos e catarinenses costumam ultrapassar as fronteiras do campo. Prova disso, basta ler o que escreveu em seu blog um recalcado chamado Castiel (?), titular da coluna Pódio (do respeitado Diário Catarinense): "Olha, já vi blogueiro gremista dizendo que vai dividir a Ressacada na quarta-feira. Primeiro, não vai porque o espaço destinado aos visitantes não permite. E ego inflado não ocupa espaço físico. Quero dizer que a próxima rodada não será um desafio somente ao time do Avaí. Será um desafio à nação avaiana. É preciso fazer da Bombonera catarinense território avaiano somente. Aquela ridícula torcida gremista que acha que nasceu na Argentina e até canta em espanhol precisa ser abafada. Até porque seus cânticos são muito chatos. Já conhecidos como vuvuzelas tricolores, esta trupe é, disparada, o que tem de mais chato no futebol brasileiro. Quero uma vitória do Avaí não só dentro de campo. Mas fora dele".

O post do recalcado bateu todos os recordes de acesso no Clic RBS SC, gerando quase 500 comentários, a maioria condenando a atitude do jornalista (?). Mais do que promover o espetáculo, é dever do formador de opinião (?) incentivar a harmonia e o respeito entre as torcidas – se há catarinenses anti-gaúchos, ou mesmo clima de guerra para a partida, este clima tem que estar dentro das quatro linhas do campo. Além de faltar com o respeito com a torcida tricolor e com o povo gaúcho, talvez o palhaço (!) não saiba que grande parte da população do estado de Santa Catarina é composta por gaúchos, campeões do Brasil, da América e do Mundo, pioneiros que em décadas passadas ajudaram a colonizar as terras catarinenses, e que não irão dividir e até mesmo lotar a Ressacada pelo simples motivo de que não há mais ingressos disponíveis (na Bombonera catarina cabem apenas 15 mil espectadores). Piadas a parte, excetuando as praias e os frutos do mar, não há em todo o estado de Santa Catarina qualquer aspecto em gênero, número ou grau que supere o nosso Rio Grande, muito menos o embrionário futebol catarinense. Portanto, vai te enxergar, Castiel!!!

Parafraseando os colegas do Final Sports, à Ressacada, me voy... E vou a pé! Tá tudo azul na Ilha da Magia! É casa cheia! Nem vem que não tem – aqui em Floripa quem manda é a gauchada! E não vamos perder a classe, afinal de contas... It´s only futebol, minha gente!!!

É com o Grêmio sempre, onde ele estiver!!!

Nenhum comentário: