quarta-feira, 10 de junho de 2009

Diga ao povo que fica, Willamis de Souza!

Por Cristiano Zanella


O Grêmio atual é Souza e mais dez! Trata-se de um time pouco criativo e dependente das boas atuações do meia. Vou além: o tricolor é hoje quase um refém de Souza! Sabe que somente através do futebol deste talentoso alagoano pode conquistar a Libertadores e tentar algo no Brasileirão. Assim, justifica-se a tolerância para com seu comportamento dentro e fora de campo: dentro do campo é individualista, auto-suficiente, às vezes craque; fora dele é arrogante, polêmico, provocativo em suas declarações.

Era um velho sonho gremista contratar Souza. Se na maioria das vezes contrata-se quem está disponível no mercado, com Souza foi diferente: já no segundo turno do Brasileirão 2008, a diretoria trouxe o craque dizendo tratar-se da “cereja do bolo”, a peça que faltava na engrenagem. Trouxe a cereja, mas faltava o bolo! E cabe lembrar que, na hora do “vamos ver”, foram pífias suas atuações, e o Grêmio desandou na reta final do Brasileiro. É certo: uma equipe vitoriosa não se faz com uma ou duas individualidades, mas com um elenco entrosado e em harmonia.

Jogo contra o Náutico, intervalo da partida: parte da torcida vaia o time, cobra Souza. Segundo tempo: Souza vai lá e faz dois, e cobra a torcida! Quer ouvir o seu aplauso, seu canto, mostra seu comprometimento, assume a responsabilidade, e exige uma espécie de retratação! É, mais uma vez, o nome do jogo!

Após a Libertadores, é quase certo, sairão Victor, Réver, e Souza também não deve ficar. Historicamente é assim – abre a janela do meio do ano e as propostas do exterior falam mais alto. Souza é um jogador já em idade avançada (30 anos), caro para os padrões gremistas. Junto com Victor e Réver (que interessam a clubes italianos), é sem dúvida o que há de melhor no Grêmio. A CBF já nos tirou o goleiro dos próximos jogos (é terceiro reserva na seleção, e quando voltar periga vir fora de ritmo, esgotado pelas concentrações e pelas longas viagens de avião). Só falta chegar – novamente – até a final e não poder contar com o futebol de Victor, Réver e Souza...

Em suma: a almejada conquista do tri da Libertadores passa necessariamente pela manutenção de Willamis de Souza Silva no elenco. Os dirigentes estão otimistas, e o próprio jogador diz que pretende ficar, encerrar a carreira jogando pelo Grêmio. Então, se é para o bem de todos, e felicidade geral da nação tricolor:

- Souza, diga ao povo que fica!!!

Vamos com tudo, Grêmio! Para o que der e vier!!!

Nenhum comentário: