terça-feira, 26 de maio de 2009

VIDA LONGA AO "PROFETA COLORADO"!

Por Ricardo Lacerda


Nem Nostradamus, nem Mãe Dinah. O nome dele é Andreas Müller, e muitos de vocês devem conhecê-lo. Jornalista, conselheiro do Inter e dono das segundas-feiras no "À Sombra dos Eucaliptos", há mais de oito anos aqui no FinalSports, meu amigo Andreas foi brincar com a sorte e parece que acabou se arrependendo.

O dia é 25 de fevereiro. Estreia do Grêmio na Libertadores contra o Universidad do Chile no Olímpico, e este ilustre colorado resolve fazer uma chacota conosco na comunidade do Orkut chamada "Sport Club Internacional", que contava então com 332 mil membros. Eis o que ele escreveu:

OUÇAM O PROFETA – Grêmio campeão da América 2009

Ouçam a voz que NUNCA falhou em suas previsões: hoje o Grêmio começa a ser tricampeão da América.

O único jogo mais ou menos difícil para o Grêmio antes das finais será o de hoje, o da estreia. Sabem como é: ansiedade, torcida sedenta por títulos, etc... Tudo isso vai pesar no desempenho do time.

Mas a partir daí o Grêmio engatará uma sequência inacreditável de vitórias dentro e fora do Olímpico. Será o verdadeiro "Rolo Compressor" das Américas (expressão que eles criaram, eu estou apenas copiando).

Na finalíssima, contra um time que NÃO SERÁ DE TRADIÇÃO (esqueçam Boca, SPFC, Cruzeiro, etc), o Grêmio empatará fora e ganhará pelo escore mínimo em casa, gol redentor de Tcheco. O centenário colorado será esquecido a viver em Porto Alegre se tornará um pesadelo em azul, branco e preto.

Fujam enquanto é tempo porque eu nunca erro.

Nunca.

Abraço a todos.

Conhecido nos circuito colorado por errar todas as suas previsões, "Andreas, o Profeta Colorado" acabou mexendo num vespeiro. Àquela época, ao exercitar seu dom de futurólogo às avessas com o Tricolor, foi aplaudido e saudado pela turba secadora. Hoje, eles temem que a profecia seja confirmada. Temem e tremem. Tanto é que o próprio Andreas tirou a previsão do ar. Restou apenas a sequência de comentários, que começam festivos como uma brincadeira e que, aos poucos vão se convertendo em pesadelo. Muitos, inclusive, já assumem seu medo.

Não sou profeta. Longe disso. Quero, e espero, que sejamos campeões da Libertadores. Não posso garantir e tampouco me intitulo "a voz que NUNCA falhou em suas previsões". Não vencer a Copa é uma possibilidade, mas o fato é que até o presente momento, o Profeta Colorado deu com a língua nos dentes de maneira invejável. Cuspiu para cima e se esqueceu de sair de baixo.

Tal como um personagem de Ronald Golias, Andreas bradou que o Tricolor só enfrentaria dificuldade no primeiro jogo: fato. Disse que engataria uma sequência inacreditável de vitórias dentro e fora do Olímpico: fato. Disse que na final enfrentaríamos um time sem tradição, e mandou esquecermos Boca, SPFC e Cruzeiro. O Boca já caiu e, para chegarmos à final, Cruzeiro e SPFC obrigatoriamente terão que morrer antes: fato, fato e mais fato. Disse, também, que empataríamos a primeira fora e venceríamos em casa na finalíssima. Bem, para dizer isso, só sabendo que terminaríamos a primeira fase em 1º lugar. É incrível a sucessão de acertos do prognóstico. Tudo, absolutamente tudo, que o Profeta Colorado previu se confirmou na prática.

O fato de o Andreas ter deletado sua previsão é o que me traz mais esperança. Paira, agora, o medo de acertar e carregar o fardo para o resto da vida, tal como um tiro que saiu pela culatra. Os 890 comentários que sucedem a previsão (apenas ela foi apagada) atestam o medo de que esta seja uma profecia auto-realizável.

Eu nunca quis que um colorado se desse bem num desejo futebolístico. Desde o dia 25 de fevereiro, passei a torcer para que meu amigo – aliás, um de meus melhores amigos – Andreas esteja certo. A cada dia, a certeza de que ele é a reencarnação de Nostradamus se mostra mais latente. Vida longa ao Profeta Colorado!

Com Imortal não se brinca! É bem verdade que essa previsão até pode não se realizar. Mas, por enquanto, vou me divertindo. E, dando risadas, me voy.

Nenhum comentário: