quarta-feira, 6 de maio de 2009

VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA.

Por Cristiano Zanella


Mais uma noite de futebol latino-americano movimenta a quarta-feira tricolor, na peleia pelo tri da América. Na pauta, o primeiro confronto entre o Grêmio Foot-ball Porto-alegrense e o glorioso Club Deportivo Universidad San Martín de Porres, do Peru. Sobre o adversário, poucas informações, mas vale a máxima que diz que "em Libertadores não tem barbada", e cabe ainda salientar: por mais desgraçado que o futebol peruano possa vir a ser, trata-se do atual bi-campão nacional, portanto cuidado e respeito para com o San Martín. Pero... somos de Grêmio, e aí são outros quinhentos!

De olho também no Brasileirão, chegam Túlio e Joílson, dois jogadores com experiência em grandes competições. E ainda tem Molina, Lucio Flávio e o garoto prodígio Marlos cotados. O Grêmio começa a formar um grupo de verdade, e com tantos assuntos paralelos, a questão técnico fica mesmo em segundo plano: o invicto Rospide é o treinador, respaldado pela comissão técnica, atletas e torcida. Sim, temos um comandante, e seu nome é Rospide, Marcelo Rospide. Joga com o mesmo time sempre, fez o Grêmio alegre e vencedor, não inventa e nem faz experiências infrutíferas, treina com os portões abertos, tem os pés no presente e os olhos no futuro. Quem lembra de Valdir Espinosa, um técnico emergente..., e por que não? Rospide sabe, mais do que qualquer um, que o itinerário a ser percorrido até a semi-final foi facilitado para o time com melhor campanha na competição: pega adversários de menor expressão e decide em casa sempre. Num torneio de tiro curto, fatores que podem vir a ser determinantes na hora do "vamos ver".

Hoje é dia do ataque acordar, jogar em cima, marcar a saída de bola. O meio campo tem que fechar a intermediária, correr os 90 minutos, e aos zagueiros cabe ocupar todos os espaços na retaguarda. O gol fora é qualificado, pode valer por dois em caso de empate. Além do horizonte nossa estrela vai brilhar, iluminando os caminhos que haverão de conduzir o Grêmio rumo à mais esta conquista histórica!

Tricolores: as veias da América Latina estão abertas, para que por elas escorra o sangue azul que irá novamente pintar a Terra em tons celestes! Dentro em breve, libertaremos a América! Depois, o mundo... O céu é o limite!

Vamos juntos, com o Grêmio sempre, onde ele estiver!!!

Nenhum comentário: