segunda-feira, 25 de maio de 2009

A CURTO PRAZO.

Por Eder Fischer


Amanhã estréia o técnico que seguirá no comando do tricolor até o final de 2010. O investimento em um trabalho a longo prazo e o gerenciamento do futebol no Olímpico foram o que o convenceu. Até ai tudo bem, mas, qual o objetivo final de um trabalho desses? Estruturação? Aprimoramento da base? Tudo isto é ótimo, mas, não valerá de nada, se não botarmos faixas no peito e canecos no armário.

Com certeza, um planejamento já deve estar sendo traçado para o Brasileirão deste ano, o objetivo é sempre o mesmo para nós gremistas - Título. Conseqüentemente, vaga na Libertadores e depois o Mundial. Ora vejamos, são 38 jogos no Brasileiro deste ano, jogamos 2, então faltam 36. Mais, 6 jogos da fase de grupos da libertadores mais 8 jogos ao estilo mata-mata até o titulo, depois mais 2 jogos até a final do mundial. Se somei certo, temos um total de 52 (cinquenta e dois) jogos para que Autuori coroe sua passagem com o mais honroso título que um clube pode ter. Perfeito, mas, hei! pessoal, estamos a oito jogos do tri da América, que, não por ser fruto de um planejamento da gestão passada, deve ser posto em um plano secundário. Temos que jogar todas as nossas fichas neste título. Apostar alto, afinal, estamos perto, muito perto, este é o momento de investir em jogadores que venham para resolver. O valor dele se pagará em uma semana com a loucura que será a cidade de Porto Alegre querendo ficar azul de produtos do Grêmio. Fora isto, mais prestígio para negociar com um novo patrocinador e fornecedor de material esportivo. Direção, o TRI da América, é o que todos os gremistas querem para dar um presente digno para o co-irmão no ano do seu centenário, se isto ocorrer, os seus nomes estarão, para nós gremistas, no mesmo patamar de Fábio Koff e Paulo Odone, mas se não ganharmos este título, o inverso, também será verdadeiro.

Portanto, pensem, mesmo se o investimento for um pouco maior que os ganhos a curto prazo, a longo prazo, ganharemos muito mais. Tem times que se sustentam até hoje com títulos ganhos há três anos atrás, aumento do numero de sócios, venda de produtos, estádio ainda mais cheio, valorização da marca Grêmio e outros etc. Como valorização na venda de jogadores. Então, ou eu estou totalmente errado e não vale a pena (ou não precisa) investir nesta libertadores, e a camisa do Grêmio para o campeonato brasileiro é a mais bonita já feita, ou, Esta na hora da direção resolver dar aquela injeção de ânimo nesta reta final do título que deveria ser o mais importante para todos os times da América latina e se lançar de vez neste trabalho a curto prazo. Pois se a torcida perceber que todos os esforços estão sendo feitos, ninguém mais tira esta taça de nós.

Nenhum comentário: