quarta-feira, 15 de abril de 2009

SOMAR PONTOS E DECIDIR NO OLÍMPICO!

Por Cristiano Zanella

É noite de Libertadores, novamente o Rio Grande vai parar! E, vamos combinar, tá pegada a Libertadores 2009! O Sport pintou bem, mas não confirmou seu favoritismo diante do Palmeiras. O Cruzeiro largou esmerilhando e levou quatro do Estudiantes. São Paulo com a competência e organização de sempre. Boca Juniors, Nacional do Uruguai e Libertad são os destaques gringos. Se nesta primeira fase enfrentamos adversários relativamente fracos, quem conhece os caminhos da América sabe que maiores desafios virão. Então, o negócio é garantir a primeira posição no grupo e somar os pontos que poderão tornar menos árdua nossa caminhada rumo o título.

Viemos de dois confrontos contra o boliviano Aurora, simplesmente o pior time da competição (nenhum ponto conquistado, um gol pró e onze contra). Portanto, um adversário que não serve como parâmetro (se o Aurora jogasse o Gauchão estaria salvo o Brasil de Pelotas). Contra o Boyacá, em Tunja, na Colômbia, jogamos pro gasto (golzito chorado de falta), mas valeram os três pontos. Ironicamente, a atuação que mais empolgou foi justamente o primeiro jogo contra os chilenos, empate com leve sabor de derrota (o desperdício de oportunidades foi a tônica da partida).

Eis que surge novamente La Universidad, desta vez jogando em casa e precisando do resultado. Alguém aí acredita que os chilenos virão com time misto? É ruim, hein? Na minha opinião, o Universidad nem de longe é tão manco quanto Boyacá ou Aurora – mostrou muita disposição, marcação e obediência tática no Olímpico (o uruguaio Sergio Markarián é experiente e bom estrategista). Apesar disso, levou um banho de bola, num jogo onde o Grêmio poderia ter goleado. Ainda assim, convém respeitar o adversário e jogar com paciência e cautela.

No ataque, fui favorável a contratação de Herrera e Maxi Lopez, mas confesso que prefiro Alex Mineiro e Jonas. Boto fé em Jonas, o melhor atacante gremista na temporada (fez falta em 2008). É jogador participativo e joga coletivamente, erra gols porque cria as oportunidades. Errar gols é humano, já insistir em desperdiçá-los um claro sinal de incompetência. E hoje à noite não vamos poder nos dar ao luxo de desperdiçar chances...

E o treinador? Quem é? Quando chega? Vamos mesmo correr o risco de enfrentar jogos decisivos com um técnico interino? Será que o elenco tem cacife pra bancar esta nova aposta da direção? E os meias Renato e Rafael Carioca? Olha tchê, que planejamento! Pior que o próprio planejamento só a execução do mesmo! Mas vamos ver no que vai dar... A boa notícia é que, disputando apenas uma competição, tempo pra treinar não falta (agora falta o treinador).

Na boa, na ruim, em casa ou nos domínios do adversário, a pedida é somar pontos (o empate hoje interessa, e uma vitória seria muito bem-vinda). Somar os pontos que irão possibilitar as decisões dentro do Olímpico, fator fundamental para o tricolor em confrontos eliminatórios (o famoso mata-mata, que costumava ser nossa especialidade no século passado).

Na crítica e na auto-crítica, na peleia, na raça e na imortalidade, mas com o Grêmio sempre! Força, Mosqueteiro! Vamos com tudo que a Libertadores é nossa!!!

Nenhum comentário: