sábado, 18 de abril de 2009

NÃO PASSA NADA.

Por Felipe Sandrin


Não lembro de uma falha gritante ou um jogo comprometido. Quando penso em um de seus grandes lances, não arrisco falar que este seja o melhor, pois, na próxima partida, lá estará ele de novo, pronto para outra espetacular defesa.

Sozinho, acompanha e sofre com cada lance. Nos momentos difíceis, esbraveja sem que ninguém o escute desabafando pra si só. Quando explode em alegria, está longe demais para abraçar e ser abraçado. Resta que fique a agradecer em oração, dar socos no ar, bater no peito, beijando o escudo e dizendo com orgulho ser do Grêmio.

Sebastian Saja foi um bom goleiro. Por vezes, o que lhe faltava em técnica sobrava em raça, mas sua missão não era nada além do que ser o abre alas para uma das maiores contratações já feita pelo Grêmio: Victor Leandro Bagy.

Você observa um jogo como o de quarta e se pergunta por que Tcheco erra passes tão bobos, como nossos altos zagueiros perdem jogadas aéreas fáceis, se revolta vendo Makelele inseguro na lateral – sabendo que tínhamos ai um grande jogador como Felipe Matione.

Você observa o jogo e vê ele, Victor, fazendo defesas que são mais do que grandes defesas, são segundas chances para Souza fazer a grande jogada, Maxi aproveitar a oportunidade e o Grêmio renovar a esperança que até então era somente desconfiança.

Não me agradou o jogo de quarta feira, mas salientou ainda mais a importância de um grande, espetacular goleiro. Elogiamos Victor a toda hora, elogiamos tanto que esquecemos de observar a fundo o quanto as vitórias passam por ele.

Lá, debaixo do gol, dentro de sua grande e solitária área, Victor é o mais torcedor dos jogadores. Por vezes, a distância dele para conosco das arquibancadas é menor do que com seus companheiros de time. Lá, na imensidão de sua solidão, ele canta nossas músicas olha para sua camiseta e pensa:

“Com tantos do meu lado hoje, aqui não passa nada”

A Geral do Grêmio não entrou em conflito e se separou. O que aconteceu, na verdade, é a necessidade de estarmos com Victor ajudando-o atrás dos dois gols.

Se o Grêmio irá longe, não sabemos, mas enquanto houver Victor, pode ter certeza de que haverá a segunda chance para Souza dar passes geniais, Maxi não errar gols e nós cantarmos ainda mais alto.

Nenhum comentário: