segunda-feira, 20 de abril de 2009

NADA MAIS QUE A OBRIGAÇÃO.

Por Ricardo Lacerda


São seis da tarde de um domingo de tempo feio de outono. Neste exato momento, metade do Rio Grande do Sul não está nem aí para a garoa que cai e festeja merecidamente o título do Gauchão 2009.

Mas fiquemos com a outra metade, a que importa. Ainda resta mais de uma semana para o desfecho da primeira fase da Libertadores. Uma provável vitória contra o Boyacá Chicó, em casa, na outra terça-feira (28), às 19:30h, pode alçar o Tricolor à primeira colocação geral da Copa. Como consequência, teremos a vantagem de sempre decidir em casa os mata-matas. Para isso, precisamos secar Boca Juniors e Nacional, do Uruguai, que são os únicos dois clubes que podem nos passar na classificação.

Não somos hipócritas e reconhecemos que o grupo em que caímos nos ajuda. Aurora e Boyacá são times insignificantes e, La U, apesar de ter certa tradição, é uma equipe frágil. Aliás, o time de Markarián encerrou sua “semana-chave” com uma derrota de 3 a 1 para o Colo Colo, neste domingo. Pois bem, estamos fazendo a nossa parte. Nada mais que a obrigação.

Assim como o Colorado fez sua obrigação em vencer um Gauchão sem concorrentes, temos a obrigação de vencer a Libertadores. Não estou comparando, tampouco sonhando alto. Cada macaco no seu galho - sem piadinha. Minha cobrança se justifica. Pagamos o mico de perder os três grenais do certame regional. Levamos uma lambada no ultimo clássico do Brasileiro 08, que, se vencido, teria nos dado o título. Para 2009, fizemos uma opção: entregar-nos ao máximo a uma conquista maior. Em troca, abdicamos de todo o restante. Espertos, os vermelhos se esbaldaram. No ano do centenário do co-irmão, pouco me importa se eles levam o Gaúcho. Nada mais que a obrigação. Está bem, vou me importar um pouquinho se ganharem a Copa do Brasil, e bem mais se levarem o Brasileiro. A propósito, antes que venham rememorar, lembro e reconheço que fizemos feio em não vencer nada no ano de nosso centenário.

No entanto, vivemos o hoje. E hoje, vencendo a Libertadores, teremos sucesso numa meta traçada ainda no ano passado. Ao começo do Brasileiro 08, o objetivo era uma vaga na Copa. Estamos nela. Ao contrário de outros. Vamos eliminando etapas conforme foi programado. É claro que perder grenal não entra na programação, mas faz parte, infelizmente. Agora é hora de não se deixar influenciar pelo que nos circunvizinha. Ou, então, que sirva de motivação para que conquistemos algo imensamente maior. Sem essa de gangorra. Enquanto somos o time que mais pontou na Copa 09, o Colorado é campeão estadual invicto. Bonito! Cada um na sua.

Libertadores é obrigação. Como já disse, cada um tem a sua obrigação. Podemos não ter vários craques, podemos vencer jogando feio. Nada disso importa. O que importa é cumprirmos o dever de lotar o Olímpico e apoiar sempre. O que importa são jogadores que entendam o que é vestir o manto sagrado, que suem sangue. O que está em jogo é a Libertadores, e nem quero pensar em como a vida pode ser chata fora dela.

Com meu singelo cumprimento ao co-irmão, que mostrou como se faz uma obrigação que nos é atribuída, me voy. Que a Copa nos aguarde! Faremos a nossa parte.

Nenhum comentário: