quarta-feira, 1 de abril de 2009

GRÊMIO NOSSO DE CADA DIA

Por Cristiano Zanella


Segunda-feira, fim de tarde. Habitante da Floresta, subo o Morro Ricaldone, passo pela Hidráulica do Moinhos de Vento, desço a Fernandes Vieira, entro no Parque Farroupilha (pit-stop na Lancheria para um pastel de carne e uma céva). Eu vou a pé, e recordo com saudade o tempo em que tinha de esperar toda semana pelo jogo do domingo... Hoje, é futebol todo dia, de segunda a segunda. Libertadores, Gauchão, Seleção, secação! Uma verdadeira overdose de jogos, desgaste físico e emocional para atletas, torcedores e cronistas esportivos. É Grêmio segunda, quinta, domingo e terça, totalizando quatro jogos em oito dias. Tenho que concordar: uma baita falta de coerência impor uma tabela nestes moldes. Mas, tamos na peleia! Somos de Grêmio!

Já nas imediações do Olímpico, recebo um torpedo: show do Wander Wildner rolando no portão 10! Então? Alguém aí do outro lado do monitor tava sabendo do show? Chegamos a tempo de escutar os últimos acordes e tomar a saideira (recordo com saudade o tempo em que cervejeava no estádio). Dentro de campo, jogando "pro gasto" e errando os gols de sempre, o Grêmio ascendeu ao primeiro lugar do grupo e garantiu classificação à fase final do Gauchão. Futebol sonolento, sem explosão, sem comprometimento – afinal de contas, é só mais uma partida pelo campeonato estadual (relegado ao segundo plano em nome de uma causa verdadeiramente maior). Passes errados e excesso de individualismo foram a marca do jogo. Meio campo sem criatividade (quem sabe Douglas Costas?), ataque ineficiente, pouco para quem almeja o tri da América. Na social, gritos de burro, burro, burro! Minha garganta seca. E o bravo São Luiz resistindo a goleada, neutralizando os titulares gremistas durante todo primeiro tempo. Carente de qualidade no ataque, Roth sai jogando com os dois argentinos. Herrera? Muita reclamação e pouca bola! Maxi? Ainda não disse a que veio, sem força, sem pegada! Se for por essas, voltemos a Jonas e Alex Mineiro (depender de craques como Makelele e Reinaldo é brabo). Mais uma vez o Grêmio vence, e não convence.

Sentado no banco do velho T-5, lata na mão, me pego pensando: são muitos jogos, muitas escalações, muitas opiniões! Impossível prospectar o que virá. Agora é esperar pelo desfecho da primeira fase do Gauchão e, bueno, na terça-feira todos os caminhos levam ao Monumental (a classificação está praticamente garantida). Soy loco por tri América, o Mundial é o meu caminho! A Terra continua azul e, como diz o Eduardo "Peninha" Bueno, é pena que menstrua uma vez a cada 100 anos!

Sou latino americano, e nunca me engano! É Grêmio sempre, onde ele estiver, para o que der e vier!!!

Cristiano Zanella - jornalista
Grêmio na Libertadores: currículo invejável (www.gremiorock.com).

Nenhum comentário: