quinta-feira, 23 de abril de 2009

É ROSPIDE NELES!

Por Cristiano Zanella


O tempo passa, o tempo voa, lá se vão dezessete dias sem treinador e, vamos combinar...até então não fez falta o comandante titular. Para um time que foi quase todo reformulado em quatro meses, o Grêmio na Libertadores (competição que realmente interessa) faz excelente campanha. O interino Rospide vem realizando um trabalho até certo ponto surpreendente, com tempo de sobra para treinar e entrosar o elenco. Imprensa, torcedores, time, todos concordam que os adversários do grupo são fracos e não servem de parâmetro. Assim sendo, estamos cumprindo com a obrigação de ganhar dos murrinhas e de garantir classificação à próxima fase com jogos de volta no Olímpico.

O técnico para o biênio 2009/2010 será Paulo Autuori, só falta a direção anunciar oficialmente. Na minha avaliação: talvez Autuori seja um cara refinado demais para treinar Grêmio. Enfeitado demais, educado demais, delicado demais, fala-fina demais (como o demitido Mancini)... carece de um certo xucrismo que caracteriza o tricolor, uma bagualice que é a marca do Grêmio e do gaúcho. Treinador gremista tem que usar abrigo, não terno e gravata, tem que mandar baixar o pau no adversário, passar os 90 minutos gritando à beira do gramado, exigir 110% do elenco por mais limitado que este possa ser. A história comprova: é na raça e na superação sempre!

Não coloco aqui qualquer dúvida sobre a qualidade do profissional (um brasileiro, duas libertadores e um mundial, entre outros títulos de menor expressão), apenas questiono – como faz grande parte da nação tricolor – se Autouri tem realmente o perfil para treinar o Grêmio, se tem mesmo “a cara” do Grêmio?!?! Além do mais, o custo financeiro preocupa: é salário para sheik árabe! Entendo que a possibilidade de um contrato de dois anos faz parte de um planejamento até então inédito no Olímpico, mas a que preço?

Bueno, enquanto não vem o treinador, que tal encaminhar a contratação de um zagueiro reserva, de um lateral direito reserva, do volante (que poderia ser Émerson, baita gremistão) ou do meia-esquerda (um armador com pé esquerdo, já que Douglas Costa não serve)? Mais do que um novo técnico, o Grêmio precisa qualificar seu elenco, porque nas próximas fases o mingau vai engrossar, e o Brasileirão vem aí!

Eu, um humilde sócio, acreditava que chegaria enfim a hora e a vez de Renato Portaluppi (já poderia estar treinando a equipe há duas semanas). Me quebrei, mas enfatizo que entre os nomes especulados (Ney Franco, Geninho, Renê Simões, Basile, Luxemburgo, entre outros), tirando Renato, Autouri é mesmo a pedida – resta saber se vem mesmo, e quando desembarca em Porto Alegre.

Portanto, se confirmado Autuori, treinador mesmo só na segunda quinzena do mês de maio... E, até lá, é Rospide neles!!!

Vamos, vamos, vamos com tudo, tricolor! É Grêmio sempre!!!

Nenhum comentário: