quinta-feira, 12 de março de 2009

TEMOS QUE ADMITIR.

Por Silvio Pilau


Alguém colocou uma maldição no ataque do Grêmio. Uma macumba, sei lá. Só pode ser essa a explicação. Juro que nunca vi um time perder tanto gol quanto o Grêmio nas duas partidas da Libertadores até aqui. É algo impressionante. Fora do comum. O Tricolor joga bem, cria inúmeras situações, mas, por alguma razão, aquela maldita esfera branca parece uma criança birrenta e teimosa que simplesmente não quer passar pela linha branca e abraçar as redes.

Foi assim na estreia, contra o Universidad, aqui no Olímpico. E foi assim ontem. Felizmente, a macumba jogada sobre o ataque gremista parece não fazer efeito sobre bolas paradas e Souza conseguiu fazer o golzinho solitário. Único. Isolado. Mas, ainda assim, salvador. Um gol que dá ao Grêmio a tranquilidade de estar novamente bem posicionado na tabela e, ainda mais importante, a paz que tanto os atletas quanto a comissão técnica buscavam para dar continuidade ao trabalho.

E, agora, o que pensar de Roth? Sim, eu sei que muitos pediam a demissão do técnico – inclusive eu –, mas isso não vai acontecer. O resultado positivo e a boa atuação, apesar dos gols perdidos, garantiram sua permanência no cargo e o depósito dos duzentos mil em sua conta por mais algum tempo. E, temos todos que admitir, o Grêmio fez mais uma bela atuação na Libertadores. Apesar do início claudicante, a equipe se postou de forma impecável em termos táticos, sem dar espaços para o adversário e criando diversas chances de gol.

Se formos pensar com mais calma, as duas apresentações gremistas na Libertadores poderiam ter facilmente terminado em goleadas. O Grêmio jogou para isso contra o Universidad e jogou para isso contra o Boyacá, ontem. Em termos de postura dentro de campo, o Tricolor esteve praticamente perfeito. Os atacantes erraram, mais uma vez, centenas de gols, mas, assim como criticamos quando ele erra, temos que admitir quando Roth acerta. Ontem, o Grêmio foi uma equipe muito bem armada. Celso acertou até nas substituições.

O que o Grêmio mostrou na Libertadores até aqui dá esperanças para a torcida. Tudo bem que não foram os oponentes mais qualificados da competição, mas o Tricolor mostrou que tem condições de brigar pelo título. No entanto, para que isso aconteça, precisamos que duas coisas aconteçam: que os atacantes comecem a fazer os gols (ou dêem um jeito de tirar a maldição que recai sobre eles) e que Roth pare com a arrogância e diminua seus erros.Se isso acontecer, garanto a todos que somos sérios candidatos a levar nossa terceira Copa.

Nenhum comentário: