sexta-feira, 13 de março de 2009

MANDAMENTOS SAMURAIS.

Por Felípe Sandrin


1. CHUGO – Lealdade e Dever O samurai é eternamente fiel ao seu senhor e eternamente responsável por aqueles que tem a seu cuidado. Só há uma lealdade superior à de um samurai: a do seu senhor para com os seus súditos."A minha espada é a minha ama. A minha alma pertence ao meu Daimyô. Ultrajar a minha espada é afrontar o meu Daimyô".

2. MAKOTO – Honra Quando o samurai diz que fará algo, é como se já estivesse feito. Nada o impedirá.A morte não é eterna; a desonra, sim".

3. YU – Heroísmo O samurai deve combater como se procurasse a morte. O medo deve ser eliminado. A vitória total deve ser o único pensamento."O samurai nasce para morrer. Portanto, a morte não é um mal a evitar, mas o fim natural de toda a vida".

4. GI – Ética O samurai acredita na justiça que emana dele próprio, não na justiça ditada por outros."Não existe meio termo, apenas o certo e o errado".

5. MEYO – Sinceridade O samurai não pode esconder-se de si próprio."Uma ofensa pode desconhecer-se, ignorar-se ou perdoar-se. Mas nunca pode ser esquecida".

6. JIN – Compaixão O poder do samurai deve ser usado para o bem de todos.

7. REI – CortesiaO samurai não tem motivos para ser cruel, nem com seus inimigos. A força é demonstrada nas situações adequadas.

"Uma alma sem respeito é uma casa em ruínas. Deve ser demolida para construir uma nova".

Não bastassem todos os obstáculos, o Grêmio, que busca ser campeão, terá de vencer os tropeços de seu comandante: Celso Roth não será demitido, ele é nossa sina, o pagamento de algum pecado, ou talvez nossa redenção.

Os adversários tornam-se a menor das preocupações diante do fato da falta de equilíbrio interno. Hoje, o grande inimigo do Grêmio é intímo, interno e irremovível. Celso Roth conseguiu desarticular o grande trunfo de um clube sem grandes jogadores: sua torcida.

A má noticia é que tensões como as vividas nas últimas semanas tendem a se repetir, e a boa é que mesmo um cabeça-dura como Celso tem chances de acordar e fazer deste Grêmio um grupo solidário, onde cada jogador luta por quem está a seu lado.

Existe uma esperança para este Grêmio ser campeão, e esta é a união. Quando o futebol parece insuficiente, o comandante perde a razão, os inimigos começam a perder o respeito, prepare-se para a humilhação...

Ou para a glória que a história não permite que se apague.

Nenhum comentário: