segunda-feira, 23 de março de 2009

POR UM GAUCHÃO MENOS CHATO

Por Ricardo Lacerda


Bem que a Federação Gaúcha de Futebol se esforçou pra fazer um campeonato diferente este ano, mas a verdade é que o Gauchão teima em continuar chato. O Noveletto e sua turma inventaram dois turnos, duas taças... um modelo tradicional em alguns países vizinhos e também no Rio de Janeiro, por exemplo. Não adiantou muito. A disparidade entre a Dupla e o restante das equipes é gigante. Quando Grêmio e Inter mandam a campo seus titulares, impera a probabilidade de goleada pró-capital.

Quando o time principal joga, o que assistimos é algo como um treino de luxo com mais riscos de lesão – vide o caso William Magrão. Ainda assim, treinos do tipo “rachão” também expõem os atletas. Claro que é bom pra alma ver o time golear, jogar bonito, dar espetáculo... isso dá moral e ajuda a mandar pra longe toda e qualquer guizumba feita contra atacantes de pontaria fora de eixo, por exemplo.

Por outro lado, quando enfrentar os pequenos do interior vira incumbência da turma dos “sem-jaleco”, a coisa fica bem mais equilibrada. Eu, que nunca assisto treino, enxergo aí uma excelente oportunidade de se ver como está o nível do plantel. Quando os reservas de Grêmio e Inter jogam, o campeonato fica mais competitivo, e isso não se pode negar.

Aí, meus caros, me vêm à mente duas realidades bastante distintas:

a) Quando os times B da Dupla jogam, o Gauchão fica mais interessante, mais competitivo;
b) O Gauchão perde a graça, afinal Grêmio e Inter acabam por relegar o campeonato para segundo plano.

Sinceramente, não sei dizer qual das duas realidades seria a mais interessante. Isso também depende de quem as analisa. Na verdade, hoje, nenhuma das duas hipóteses aventadas acima está sendo seguida à risca. Talvez seja por isso que eu esteja achando este Gauchão um pé no saco. Ou, quiçá, minha implicância possa estar num fato muito maior. Estes joguinhos não têm o brilho de uma partida de Libertadores. Brilho que, entre aqueles que disputam o Gauchão, só nós, tricolores, podemos sentir neste 2009, um ano tão importante... Bem, essa é a nossa meta, e isso até os quero-queros do Monumental sabem.

Bom, falando nisso, a semana que começa nos premia com um jogo sério e, ainda bem, interessantíssimo. Na certeza de que a aurora da próxima quinta-feira nos trará um baita dum céu azul, me voy.

Nenhum comentário: