sexta-feira, 20 de março de 2009

DOIS CAMINHOS

Por Felipe Sandrin


Existe algo muito além do que somente vontade de vencer o Gauchão. Os titulares vêm sendo escalados muito mais por pressão da imprensa do que propriamente pelo fato do Grêmio almejar a conquista. E o porquê é simples: há tempos, a mídia domina o futebol, ela decide horários e até mesmo a importância de cada competição. Um Gauchão sem o Grêmio não seria lucrativo para a FGF nem para a detentora dos direitos de transmissão. Sendo assim, quando Celso pensa em escalar um time reserva e com jogadores das categorias de base, inicia-se uma campanha contra ele.

Quando o Grêmio conquistou a vaga para a Libertadores, todos tinham a convicção de que esta competição teria TOTAL enfoque do clube e equipe, mas o que mudou com o passar dos dias? Não tiro a razão da ambição por parte da torcida que quer os dois títulos. Porém, se havia esse entendimento e sentimento de focar-se unicamente no nosso maior sonho, por que abriu-se mão disso? Cada jogador que integrou-se ao elenco ouviu repetidamente a frase: "queremos a Libertadores". No entanto, após a perda do Gre-Nal, a pressão tornou-se intensa, e hoje a Libertadores perdeu o seu foco diante da obrigação de estarmos na final e vencermos o clássico.

Às vezes, me pego pensando: perderemos essa Libertadores por vaidade? Os vermelhos lançaram a idéia de que somos inferiores e nós a compramos esquecendo que a única coisa que eles não querem é que vençamos está que é a mais importante competição do continente.

O que notamos até agora é que o Grêmio mostra potencial na competição a qual antes almejávamos, mas isso não tem bastado para nos contentar, nossa vaidade pede 5 a 0 diante um Esportivo, 6 a 1 diante um Zequinha. O Grêmio se torna inimigo do Grêmio quando a torcida esquece suas prioridades, e não é de hoje que vamos contra tudo e todos, então por que tanto ouvir a todos, menos a nós próprios?

Nessa busca pela América, não existe atalho, e pode torna-se mais difícil para aquele que quer seguir dois caminhos.

Nenhum comentário: