segunda-feira, 9 de março de 2009

AMNÉSIAS QUE VÊM PARA BEM.

Por Ricardo Lacerda


Como não sou nem um pouco masoquista, dediquei parte da noite de domingo a descobrir alguma fórmula mágica que pudesse evitar uma rotina de auto-flagelação. Pelo menos até a próxima quarta-feira. Lembrei daquele aparelhinho do MIB – sim, os “homens-de-preto” – que o Will Smith e o Tommy Lee Jones usam para apagar a memória das pessoas-ETs.

Procurei gôndola por gôndola e não achei nada parecido à venda no mercadinho aqui da Vila Jardim. Ainda assim, mesmo sem recursos mirabolantes, me obriguei a esquecer as últimas semanas. Ao menos em se falando em futebol, porque de resto vou muito bem, obrigado. Pouco adianta começar a semana lamentando a última derrota no Gauchão, a apática atuação no Gre-Nal, a permanência do Roth e outros quetais.

Esqueci tudo o que se passou recentemente. Amnésia total. Procurem fazer esse exercício, eu garanto que faz bem. A única coisa que me lembro é que no calendário da Copa está marcado Boyacá Chicó X Grêmio, em Tunja, na Colômbia, dia 11 às 21:50h. É nisso, e única e exclusivamente nisto, que vou dedicar minha atenção quando o assunto for futebol. O adversário se chama Boyacá Chicó. Eu sei que o nome é meio que uma piada-pronta, mas o fato que é todos – sim, todos, mesmo – os clubes brasileiros gostariam de estar onde estará o Grêmio nesta quarta-feira que se aproxima. Por quê? Ora, vocês sabem melhor do que ninguém – no mínimo, duas vezes mais do que alguns – que nada se iguala às peleias da Copa.

Como resolvi deixar para trás os fatos mais recentes, começo a semana tomado por uma confiança inabalável. Por mais que tentem me convencer que tudo está errado, tenho convicção de que a próxima partida será a da retomada. Não sou Nostradamus, mas nem por isso devo esconder aquilo em que acredito. Eu não acreditava numa grande atuação no último clássico – tampouco nestes cafezinhos que temos tomado. Já disse na semana passada que a cabeça estava longe. Mais precisamente na Colômbia. Não que eu compactue com esta atitude, este desvio de atenção e foco, mas é o que é. E dos fatos ninguém foge. Acredito no time que temos.

Acredito que o momento de instabilidade se acaba no meio desta semana. Acredito num Roth que ninguém acredita. Acredito que, sendo gremista, nunca poderemos deixar de acreditar. Porque o Grêmio é isso, é sofrimento e redenção. Quando ninguém mais acredita que vai dar certo, é aí mesmo que o Tricolor se agiganta. Meu pensamento e minhas ideias podem soar como as de um imbecil, um lunático, mas ninguém me tira o direito de ser gremista, e por consequência, de acreditar sempre.

Força, meu Grêmio. Em ti, eu acreditarei. Solito de outras crenças, me voy.

Nenhum comentário: