quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

FAÇAM JUS.

Por Silvio Pilau


Sempre fico com um pé atrás quando um jogador das categorias de base surge como craque. Normalmente, a expectativa pela revelação de um grande futebolista é tanta que qualquer piá capaz de fazer três embaixadinhas logo é tratado como o novo Pelé. Não são poucas as vezes nas quais jovens de talento são prejudicados por toda essa pressão e outros de nem tanta qualidade são tomados como salvadores da pátria. Claro que existem os que dão certo, mas para cada Ronaldinho, existem dezenas de Brunos, que jamais chegam onde prometiam.

Dizem que um novo craque surge no Olímpico no corpo de Douglas Costa. Escrevo "dizem" porque ainda não tenho opinião formada sobre ele. Não vi Douglas além das duas ou três partidas pelo time principal ano passado e um jogo agora, pela seleção sub-20. Até agora, o futebol apresentado não está nem perto da expectativa criada em torno dele. É sem dúvida, um jogador habilidoso, que sabe bater na bola, mas entre isso e ser chamado de craque existe um longo caminho a percorrer.

No entanto, assim como não digo que Douglas é um grande jogador, também não digo que não é. Apenas prefiro esperar para dar mais tempo ao guri. Acredito que ele pode se tornar craque, mas para isso é preciso tranquilidade por parte da torcida e, principalmente, da imprensa. Ele precisa de espaço, não pressão. Mas o espaço não é o de ser poupado. Precisa de espaço dentro das quatro linhas. Precisa de chances para jogar. Precisa de uma bola no pé para realmente provar a sua capacidade e mostrar que pode ser um dos grandes jogadores brasileiros nos próximos anos.

O Grêmio pode ter em Douglas Costa uma grande pérola que só precisa ser lapidada. Por isso, fico receoso quando leio que Celso Roth tem dúvidas em colocar ele e Maylson na lista dos inscritos para a Libertadores. Maylson, tudo bem. Nunca mostrou nada. Mas Douglas precisa estar na Libertadores, nem que seja no banco. Se possui tanta qualidade assim como dizem, pode se tornar uma excelente arma nessa competição tão difícil e dura. Será pressão para ele? Claro que sim. Mas somente dessa forma seu futebol vai amadurecer e, quem sabe, chegar onde todos esperam.

Aproveito esse assunto para mandar uma mensagem a todos os jogadores. No dia 23 de fevereiro, a diretoria gremista entrega à Conmebol a lista completa dos atletas inscritos para disputar a competição mais importante da América. Portanto, vocês têm menos de um mês para provar que merecem esse privilégio. Menos de um mês para suar a camisa e jogar com a raça que se espera de um atleta gremista. Menos de um mês para deixar qualquer vaidade de lado e entrar em campo com o único objetivo de se entregar pela vitória. Somente assim, somente quem agir dessa forma, terá seu lugar garantido no time titular. Tenham em mente, sempre, que disputar uma Libertadores não é para qualquer um. Disputá-la vestindo as cores do Grêmio, então, para pouquíssimos.

Douglas e demais atletas, façam jus.

Nenhum comentário: