quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

FAÇAM A PARTE DE VOCÊS

Por Silvio Pilau


Não gosto desse limbo entre o final de uma temporada e o início de outra. Sei lá, muita ansiedade. A expectativa da chegada de grandes jogadores, inevitavelmente, domina a torcida, ainda que saibamos que o clube não possui condições de trazer metade dos nomes que surgem em meio à boataria. Talvez seja esse o problema: essa expectativa quase nunca é preenchida. E, para piorar, outras equipes já começam a se reforçar.

Quanto a nós? Zero. Nada. Ninguém veio, só saiu. E saiu gente que vai fazer falta. Ou alguém realmente acha que temos um substituto à altura de Rafael Carioca? Certo que não. Uma opinião: Magrão não renderá nem metade do que rendeu neste ano. Muito do futebol que surpreendeu os próprios torcedores deveu-se ao fato de atuar ao lado de Carioca, um dos melhores jogadores em atualidade no país neste ano que se encerra.

O resto das saídas não temos muito o que lamentar. Foram jogadores que nunca se firmaram e sempre foram criticados pela torcida. Atletas como o esforçado Paulo Sérgio e o irregular Jean não farão falta, desde que, claro, a direção comece a agir em busca de outros nomes. Não adianta ficar só trazendo gurizada das categorias de base. Tenho certeza de que temos muito talento lá. Mas é preciso jogadores mais vividos e com talento. Equilíbrio, como diria Roth.

O São Paulo, mesmo com a forte base da equipe que já possui, contratou. O Palmeiras contratou. Até o Inter contratou – um jogador apenas, mas contratou. Quanto ao Grêmio, nada ainda. Com as carências da equipe de 2008 expostas a todos, já era para a torcida ter ouvido que alguns nomes assinaram contrato. Mas não. A direção parece mais preocupada com a Arena do que com o time. O foco não parece ser o que ocorre dentro de campo.

E isso me preocupa, pois temos mais uma Libertadores aí. Sei que não faremos fiasco, pois ali o Grêmio sente-se em casa. Mas é hora de agir. Tudo bem que não temos dinheiro, mas discordo quanto ao fato de as opções serem poucas. Quem entende de futebol – e é o que se espera de um dirigente – consegue montar um time forte somente através de boas escolhas. Direção, aguardamos. Façam a parte de vocês. A nossa vocês sabem que será feita.

Nenhum comentário: