segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O SENTIMENTO NÃO SE TERMINA

Por Silvio Pilau


É difícil sentar diante do computador e ter que escrever algumas linhas após o desastre da tarde de domingo. A partida contra o Vitória não apenas encerrou o sonho do tricampeonato brasileiro como o fez de forma avassaladora e vergonhosa. O Grêmio foi goleado por uma equipe incrivelmente fraca no exato momento em que mais precisava ganhar. Entregou de bandeja o título para o São Paulo.

Sabemos, todos, que o Tricolor não merecia o caneco. Por mais que o primeiro turno tenha sido praticamente impecável em termos de campanha, o Grêmio sempre foi um time irregular, jogando no seu limite e misturando boas atuações com apresentações pífias, dignas de uma equipe a lutar para escapar do rebaixamento. Mais do que isso, faltou qualidade. Sempre que precisou daquele algo a mais, de uma pequena diferenciação, ela faltou.

A partida de ontem não foi a primeira em que o Grêmio decepcionou no momento decisivo. No mínimo três vezes (o jogo contra o Cruzeiro no Mineirão vem à mente), o Grêmio derrapou quando mais necessitava. Não demonstrou postura de campeão nas decisões. O segundo tempo da partida na Bahia foi uma vergonha. Tudo bem que o árbitro careca sacaneou. A expulsão de Amaral e o pênalti não marcado sobre Marcel atestam a má-fé de Héber Roberto Lopes. Mas é inadmissível um time disputando o título tomar quatro do Vitória.

O troféu já era. Fui confiante o máximo que pude. Agora, mesmo que ainda existam esperanças matemáticas, o campeão é o São Paulo. Ao Grêmio, resta não se deixar abalar pela perda do título e garantir a Libertadores. Essa ainda está muito viva, mas é preciso concentração, caso contrário também ficaremos de fora. À direção, cabe começar o planejamento de um time para o ano que vem. Manter os jogadores que deram certo (Victor e Rever já garantidos) e investir em atletas de qualidade. Não quero grupo, quero talento.

Meus parabéns ao São Paulo. Mais uma vez, o tricolor paulista comprova ser o clube mais bem estruturado do país e um verdadeiro colecionador de títulos. A cada novo ano, o São Paulo abre mais vantagens em relação aos outros clubes brasileiros. Resta-nos continuar apoiando. Resta-nos esperar que os novos dirigentes gremistas tenham a visão e a seriedade de pensar o clube de maneira correta. E torcer. Sempre. Porque não fomos campeões, mas o sentimento não se termina.

Nenhum comentário: