segunda-feira, 10 de novembro de 2008

LIÇÃO AOS INCRÉDULOS

Por Silvio Pilau

Confesso que surpreendi com a quantidade de gremistas que jogaram a toalha após a partida contra o Figueirense. Faltando ainda cinco rodadas para o final do campeonato e apenas dois pontos atrás do líder, um grande número de torcedores afirmou que o Grêmio não mais brigaria pelo título. Alguns, inclusive, tiveram a audácia de dizer que ficaríamos fora do G4, tendo que nos contentar em disputar o torneio amistoso chamado Sul-Americana.

Espero, agora, que estas pessoas tenham mudado de opinião. Espero que a partida de ontem contra o Palmeiras tenham lembrado elas de que estamos falando do Grêmio e nunca – nunca mesmo – se deve anunciar a morte do Tricolor enquanto ele ainda estiver vivo. Os batimentos cardíacos podem estar fracos, pode estar respirando apenas por máquinas, mas, enquanto houver uma possibilidade ínfima de dar a volta por cima, o Grêmio, provavelmente, o fará.
Que continuem dizendo que não dará porque temos um time fraco. Pois eu digo que dará porque, no Grêmio, a técnica sempre vem em segundo lugar. Antes disso, existe a força, a garra e a dedicação. E isso é o que ganha títulos.

Que continuem dizendo que não dará porque Celso Roth nunca ganhou nada. Pois eu digo que dará porque, querendo ou não, o treinador fez um grande trabalho neste campeonato e merece ser recompensado por ter levar uma equipe limitada à possibilidade de uma glória.

Que continuem dizendo que não dará porque o desempenho não é o mesmo do primeiro turno. Pois eu digo que dará porque as grandes conquistas gremistas são, sempre, no último momento, com o coração querendo sair do corpo e os nervos em frangalhos.

Que continuem dizendo que não dará porque tropeçamos em momentos cruciais. Pois eu digo que dará porque todos os candidatos ao título derraparam em partidas importantes e todo mundo continua embolado na briga pelo campeonato.

Que continuem dizendo que não dará porque o São Paulo é o principal adversário do Grêmio. Pois eu digo que dará porque o Grêmio é o principal adversário do São Paulo.

Que o jogo ontem tenha servido de lição aos incrédulos. Que nunca mais duvidem. Ou melhor, duvidem. É assim que Grêmio prefere.

Nenhum comentário: