quarta-feira, 26 de novembro de 2008

FALTOU TIME

Por Cristiano Zanella


A derrota diante do Vitória da Bahia praticamente encerra as possibilidades de título para o Tricolor. Faltou qualidade, faltou planejamento, faltou técnico, faltou superação! O Grêmio foi longe demais? A campanha é superior às possibilidades do time? Talvez... Mas agora é planejar o ano de 2009; a temporada acaba sem títulos no Olímpico. Nem mesmo o miserável Gauchão conseguimos conquistar – chances tivemos, mas tínhamos também Celso Roth no comando, um técnico fadado ao fracasso. No domingo, escalou Jean no lugar de Heverton, lançou a campo Paulo Sérgio e o ridículo Orteman quando precisava de força na frente, deixou as promessas Mattioni e Douglas Costa descansando em Porto Alegre enquanto André Luiz errava gols feitos, manteve o inoperante Marcel como titular absoluto no ataque. Uma jornada infeliz, que consagra sua (mais uma!) improdutiva passagem pelo Olímpico.

Tudo ia bem até a virada do turno, quando o time era líder isolado, onze pontos na frente do São Paulo, e chegaram os reforços que acabaram não reforçando nada: Orteman, Morales, Souza. Pelo contrário, a partir daí o treinador ficou ainda mais confuso, passou a sofrer ainda mais pressão de parte da torcida, da direção e da imprensa. Os reforços e as lesões pioraram o time que já estava formatado! Como podíamos imaginar que até Souza daria uma resposta tão aquém da expectativa? É evidente que o treinador não é o único culpado, acredito que ninguém mais do que Celso Roth precisava deste título – mas que a campanha é a cara de Roth... ninguém haverá de contestar!

Antes disso: nossa ruína começou no exato momento em que poupamos os titulares na Copa Sul-Americana. Eu defendo essa tese: time titular sempre e em todas competições! Jogador é pra estar em campo! Botar time reserva em Gre-nal?!?! É brincadeira! Pois além de não conquistar títulos, tampouco ganhamos Gre-nais em 2008! Pelo contrário: do clássico do segundo turno, com os titulares em campo, prefiro nem lembrar!

O ataque não faz gols! Fato! Somados todos os atacantes não resultam em um! O Pere(b)a é uma piada, já podia ter sido mandado embora no meio do ano e falta não teria feito (tem contrato até 2010). Escalar Marcel é jogar com um a menos; é jogador pra os últimos 15 minutos se o time estiver ganhando, e olhe lá. Os franzinos Reinaldo e Soares não resolvem, não disputam, não ganham divididas, e ao negão Morales, que chegou pra resolver, não deram chances. Uma pena! Sigo na convicção de que Morales tem mais intimidade com a bola que Marcel.

Laterais? Não temos! Fato! Trata-se de prioridade para a próxima temporada. O meio campo ainda que vá lá, mas sem atacantes e laterais minimamente qualificados fica muito difícil (o trabalho dos alas é fundamental para o equilíbrio do time). Os destaques positivos ficam por conta do goleiro Victor (baita contratação, garantiu a classificação à Libertadores) e a zaga (Léo, Rever e até Pereirão).

Rumores indicam que Celso Roth deve renovar. Aí é dose! Aí é avalizar a derrota e a falta de qualidade – fracasso no Gauchão, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro, Roth já deu claras demonstrações da sua falta de talento para ganhar títulos. O fim do filme todos conheciam, era a reprise que ninguém gostaria de ver. Se faltou qualidade, a ausência desta sempre compensamos na garra, na pegada, na raça, na indignação... Neste sentido, o time é também reflexo do seu treinador: cabisbaixo, mal humorado, resignado e reclamão.

E aí, ficamos assim...! Chance de título no Brasileirão como essa – no sistema de pontos corridos – vai ser difícil pintar novamente! Mas tamos na peleia! A torcida pode ficar tranqüila, na consciência do dever cumprido: a nossa parte fizemos, cantando sem parar dentro e fora do Olímpico!

Assim foi, assim é, assim será! Grêmio sempre!!!

Mas Celso Roth... nunca mais!

Nenhum comentário: