quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Fim de festa.

Por Cristiano Zanella


As reuniões dançantes foram a marca da minha geração. Sou do tempo em que os encontros de jovens (aniversários, festas de 15 anos) eram “disputados” nas garagens, vigiados de perto pelos apreensivos pais donos da casa, embalados por temas musicais executados em toca-discos de vinil portáteis, uma época que realmente traz boas recordações. As gurias de um lado, os guris do outro, esperando a música certa para tentar uma aproximação. Era final dos anos 70 (declínio da “disco music”, início do “pop”), e o que estava pegando eram lps como Discoteca Papagaios, Sua Paz Mundial, depois Hit Parede, Flipper Hits, Vídeo Hits, trilhas de novelas – coletâneas com músicas lentas e dançantes (aqui pra nós, um “somzinho” pra lá de bagaceiro, mas autêntico pra caralho). Os “amassos” eram meras beijocas que não duravam mais do que uma dança, mas causavam grande alvoroço no colégio ou entre os amigos da vizinhança. Faz tempo... Eram os anos 70, começo dos 80, uma época de sofrimento para os gremistas – eu estava mais interessado em reuniões dançantes, matinês no cinema e garotas!

Quando já passava das dez, onze da noite, e ia se aproximando o fim da festa, as poucas gurias que ainda estavam disponíveis na pista eram, geralmente, os encalhes da turma – traduzindo para uma linguagem do Campeonato Brasileiro, eram a Sulamericana e a Segundona! Título de campeão e Libertadores, que eram as garotas mais disputadas e desejadas (às vezes, secretamente), já eram... estavam em casa dormindo ou nos braços de um tipo qualquer. Zero a zero: um final melancólico para uma noite de expectativas. E eu ia voltar pra casa “invicto”... de novo!

Mas, como bom sonhador, “o último romântico” (na realidade, era uma baita de um punheteiro), eu nunca deixava de acreditar que, subitamente, a garota que eu queria ia entrar no salão e caminhar na minha direção, quase que implorando pela próxima dança, uma música lenta, inesquecível, e eu ia entregar a ela todo meu amor juvenil – já era prorrogação, e eu prestes a marcar o “golden-gol”, consagrando a máxima que diz: “quem espera, sempre alcança”.

Mas, que eu lembre, isso nunca aconteceu! E, na maioria das vezes, o cara acabava “agarrando o que tem”, provando e comprovando a versatilidade e desenvoltura do brasileiro na nobre arte da conquista amorosa! Ufa, a menina era feia, usava aparelho e não sabia dançar – um prêmio de consolação, mas vá lá: “a vida é assim mesmo, e amanhã vai ser outro dia”!

O tempo passou, e este humilde tricolor sagrou-se multi-campeão de tudo, alcançou o topo do ranking, foi ao inferno e voltou! Torceu, gritou, sofreu, cantou e vibrou, ano após ano, até o último momento, e sobreviveu à pós-modernidade conservando o gosto pelo futebol e pelas mulheres (coisa rara em tempos de “diversidade”). Já adulto, viu a festa do Brasileirão 2009, como as velhas reuniões dançantes de garagem, começar bastante animada, com momentos de indefinição, aflição, desespero, quando finalmente, já quase sem esperança, a sonhada garota chegou! Estava irresistível, como nos tempos de outrora... vestindo – acreditem – uma camisa do Flamengo (coincidência ou não, nosso arqui-rival dos anos 80)! Dançamos até o amanhecer, numa espécie de tributo aos bons tempos que, infelizmente, não voltam mais! Foi lindo!

Enquanto dançava, me dei conta que a festa do Brasileirão chegava ao seu final! O Flamengo era o Campeão Brasileiro 2009 – estava decretado! Podem me xingar, podem me bater, podem até deixar-me sem comer, que eu não mudo de opinião! O Grêmio não irá entregar o jogo, é claro... irá perder mais uma partida longe do Olímpico, fato que em nada surpreende na atual temporada (uma extenuante rotina de derrotas fora). E, em tempo: a força que demos ao co-irmão já o coloca no seleto grupo de classificados à Libertadores 2009!

Assim sendo, conceito posto e bem entendido, visto que é claro e direto, sem rodeios, questionamentos ou possibilidades extra: parabéns, Flamengão! O título está em boas mãos! E, no domingo, todos os caminhos levam à avenida Goethe – é fim de festa e, mais do que nunca, é preciso “agarrar o que tem”: os vermelhos, comemorarão a vitória sobre o Santo André e a almejada vaga na Libertadores; nós, azuis, o Penta-vice vermelho (1987, 1988, 2005, 2006 e 2009 – ninguém é mais vice na história do Brasileirão)! É só alegria no Rio Grande! Abra suas asas, solte suas feras, caia na gandaia – a festa é nossa, e estão todos convidados: urubus, bambis, porcos e sacis! Mas, desta vez, é o mosqueteiro quem dança com a dona da festa!!!

Com o Grêmio sempre, cantando e encantando, até a última música do lado b!!!

Um comentário:

Camila disse...

texto legal, gostei msmo..parabéns!
E DALE DALE TRICOLOR!!!!!!
O CHORO É LIVRE COLORADOS...a bola pune!