sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Carta ao Presidente.

Por Silvio Pilau


Caro Presidente Duda Kroeff

Tenho certeza de que o senhor está acompanhando todas as manifestações sobre a partida de domingo. De um lado, estão os colorados, indignados com a possibilidade de entregarmos o jogo e de torná-los vices, mais uma vez. De outro, estamos nós, gremistas, ansiosos pela oportunidade de sacanear o grande rival, mesmo que a custo de uma derrota de nosso próprio clube.

Não preciso explicar este cenário ao senhor. Como homem inteligente, sei que o senhor tem consciência de tudo o que está em jogo. E entendo as declarações que deu afirmando que o Grêmio jamais entrará para perder. É necessário falar isso, compreendo. Faz parte da politicagem e, de certa forma, também é uma maneira de se preservar, evitando represálias dos tribunais, que estão de olhos abertos para qualquer sinal de corpo mole.

Mas, cá entre nós, sei que o senhor também quer a vitória do Flamengo. Ao menos, é o que espero de um gremista. E o senhor é gremista, não é? A diferença é que nós podemos gritar isso para quem quiser ouvir, o senhor não. Nós podemos expor aos quatro ventos que, no domingo, não queremos vencer. O que importa é tão-somente não deixar nosso maior rival levar para casa o quarto título do Campeonato Brasileiro.

Presidente, agora é a sua hora. Melhor do que ninguém, o senhor sabe que não está bem cotado junto à torcida gremista. O ano de insucessos e os erros cometidos na temporada fizeram com que a nação tricolor encerrasse o ano com um pé atrás em relação a toda a diretoria. Pois bem, senhor Presidente, essa é a chance de redenção. Esse é o momento de fazer a torcida voltar para o lado de vocês. Façam o que ela pede.

O senhor, os demais diretores, os jogadores e a comissão técnica estão sempre falando diante dos microfones que o Grêmio só existe por causa da torcida. Dizem que os seguidores são o maior patrimônio do clube. Então, escutem-na. Escutem-nos. Não queremos o Inter campeão. Principalmente às nossas custas. Gremista algum quer carregar consigo, por toda a vida, a culpa de saber que o maior rival ganhou um título nacional por nossa causa.

Honra? Dignidade? Tudo isso é muito bonito, mas não cabe aqui. Os colorados estão apelando para estes valores como se isso tivesse alguma coisa a ver com o que vai acontecer domingo. Não tem. Os gremistas só não querem ver o Inter campeão. Simples. Seria exatamente igual se o cenário fosse inverso. Nada relacionado a honra e dignidade. É pura e simplesmente, a divertida, honesta e abençoada rivalidade.

Afinal, sabemos todos que uma das principais razões para o futebol ser tão bonito e apaixonante é essa rivalidade. É a competitividade, a emoção, a provocação entre duas torcidas. Sem o Inter, o Grêmio não seria tão grande, e vice-versa. Sem a disputa – saudável e sem violência, sempre –, o futebol perderia muito de sua graça. Peço, Presidente, que o senhor faça jus a essa rivalidade que move o coração de milhões e milhões de gaúchos.

Dirijo essa carta ao senhor porque sei que, ao final, a decisão será sua. Como a maior autoridade do clube, cabe ao senhor bater o pé em relação ao time que vai entrar em campo. Tem gente por aí dizendo que, devido ao retrospecto gremista longe do Olímpico, toda a polêmica é gratuita, pois não ganharíamos do Flamengo com o time titular. Eu digo: por que arriscar?

Presidente Duda Kroeff, espero que, como gremista, o senhor tome a decisão que toda a torcida espera.

Nenhum comentário: