quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Parabéns, campeão!

Por Cristiano Zanella


Com cinco ou seis anos de idade já freqüentava o Olímpico, lá por 77, 78! Era difícil ver crianças ou mulheres no estádio, na Geral quase não tinha – de modo que comecei indo a jogos do Gauchão, acompanhado pelo meu pai, meu tio, em grupos, com os amigos do meu velho. Mais tarde, já me levavam nos Grenais, o Grêmio tentando se re-erguer, jogos mais pegados, tumultuados (na época em que ainda vendiam cerveja, conhaque, e até dose de uísque na arquibancada). Jogos no inverno, comendo bergamota, ateando fogo em jornais ao final da partida, o cair da tarde, o cheiro da fumaça... São talvez minhas mais remotas recordações do Grêmio e do Estádio Olímpico!

Minha própria história de vida confunde-se com o ato de torcer para o Grêmio; o gremismo está arraigado em minhas mais profundas lembranças de infância e juventude. É uma alegria, motivo de muito orgulho, uma grande honra pertencer a esta torcida que emociona e serve de inspiração. Ao longo de quase 40 anos, na condição de gremista atuante, vivi o futebol e o incorporei em minha rotina prática afetiva da vida cotidiana, buscando no esporte laços de memória, identidade, visibilidade, pertencimento, parentesco, comunidade, estabelecendo, assim, novos sistemas sociais. Desculpem a viajada..., mas tento fazer uma leitura do futebol principalmente como prática social, o que torna imensurável a importância do Grêmio na minha vida! Quantas histórias e personagens, quantos amigos..., quão rica é a trajetória deste imortal tricolor, pioneiro em grandes conquistas – o número um no ranking da CBF (oficial FIFA), terceiro brasileiro no ranking da Comnebol (oficial FIFA), o mais internacional dos times gaúchos!

Neste 106 anos de história, gostaria de te agradecer, Grêmio, pelos momentos de alegria que me proporcionaste! Parabéns, campeão! Que a força esteja sempre contigo... e, agora é esmurrugar o Flu no domingo, e partir pra primeira vitória fora – o Estádio dos Aflitos já pode ser considerado a nossa casa!

Salve tricolor, gigante do futebol! A nação tricolor, este exército de bravos guerreiros, te abraça e te saúda como o maior do mundo! Parabéns, torcedor gremista! E vamos com tudo para os próximos 100 anos!!!

Um comentário:

leandro disse...

isso q é sentimento.......q nossas façanhas sirvam de modelo a tda a terra......
saudaçoes tricolores de geral do gremio de maravilha-sc....