quarta-feira, 29 de julho de 2009

O futebol é assim...

Por Cristiano Zanella


No futebol se ganha, se perde ou se empata! Mas o Grêmio teima em desafiar a lógica e a realidade, ou melhor, adapta a máxima do futebol à sua própria realidade: em casa, vence; fora, perde ou, no máximo, empata! Este é o Grêmio no Brasileirão 2009 – como diria Dino Sani, uma verdadeira caixinha de surpresas!

Penamos para ganhar – em casa – do modesto Santo André. O ataque, mais uma vez, comprometeu (escalar Herrera e Jonas é jogar com dois a menos). E, mais uma vez, prevaleceu o talento de Souza e o oportunismo de Rafael Marques (zagueiro, reserva e goleador). O futebol é assim..., diriam os analistas, os estudiosos, os especialistas. Se ganha, se perde, se empata! O tricolor venceu, mas não convenceu... Quem sabe na próxima?

Mas o fato é que o Grêmio, mesmo quando joga bem, teima em nunca vencer longe dos seus domínios, e é um time de extremos: tem a melhor campanha em casa, e a pior fora. Contrariando a lógica tricolor, acredito que dentro em breve haveremos de ganhar jogos fora, e quem sabe não será contra o atual campeão brasileiro a primeira vitória em terras estrangeiras? O São Paulo é um time sempre perigoso, que está crescendo na competição (como o fez no ano passado), mas é chegada a hora do Grêmio mostrar a que veio! O time vai estar completo, com sua formação considerada titular (perigo: Túlio, Souza e Tcheco entram em campo pendurados). Além disso, ganha um dia em relação aos adversários (jogou sábado e joga quinta, ao invés de domingo e quarta). Adversários que trocam de técnico, negociam jogadores com times do exterior (a janela de transferências internacionais continua aberta, para quem quiser passar...), tem atletas convocados pela seleção. Já o Grêmio segue com seu time base, aprimorando seu esquema de jogo, fiel às convicções do treinador.

Cabe antecipar que a reta final do primeiro turno vai ser casca: São Paulo (fora), Cruzeiro (em casa), Palmeiras, Barueri e Flamengo (todas fora). Ainda assim, ganhando, perdendo ou empatando, o momento é de paz no Olímpico! A vitória no Grenal injetou nas veias tricolores a dose de euforia perdida com as sucessivas derrotas em clássicos – uma adrenalina que faz superar carências técnicas que são evidentes, faz esquecer as ridículas atuações frente ao Avaí e Santo André, e faz acreditar que podemos sim vencer uma partida longe do sagrado território do Estádio Olímpico. Estamos no caminho certo! O futebol é assim... e o Grêmio há de ganhar uma partida além de seus domínios!

Para o que der e vier, com o Grêmio sempre!!!

Nenhum comentário: