terça-feira, 20 de janeiro de 2009

AÍ VEM A LIBERTADORES.

Por Felipe Sandrin

Meu tio colorado disse: “Lipe, prefiro jogar a Libertadores a cada 10 anos e ganhar do que estar sempre nela”. Para muitos esta frase soa provocativa, mas eu conheço meu tio, e sei da nossa sinceridade quando o assunto é Grêmio e Inter.

Nós não nos provocamos, não fazemos pouco caso ou tiramos onda um do outro. Entre nós rola o mais limpo espírito esportivo e é justamente por isso que entendo perfeitamente a frase dele: A Libertadores, orgulho máximo de qualquer clube da America do Sul, também pode ser fonte de um “desprazer” inigualável.

Semana passada revivi as batalhas contra Santos e São Paulo, pude sentir novamente os pênaltis diante o Defensor e a derrota para o Boca. O estômago embrulha, os gestos ficam tensos, as noites que antecedem uma partida tornam-se longas. Amigos, daqui a poucos dias começam as viagens, a altitude, o frio, as guerras platinas, as pancadas que não são faltas, as faltas que viram pancadaria, a catimba e estádios sempre cheios, me faz lembrar que aí vem a Libertadores.

Eu lembro quando ganhamos nosso segundo título com Felipão no comando e um Rio Grande pequeno demais pra tanta euforia. Até mesmo a final colorada contra o São Paulo foi aqui em casa, eram seis colorados e só eu de gremista, a cada gol eles se jogavam no chão e eu me perguntava: Será que também ajo assim?

Não caiu a ficha ainda, mas sim, é verdade: este ano tem Libertadores. É daqui a pouco, daqui uns dias. Haja força, fôlego, disposição, paciência... Haja empenho, fé, imortalidade... E nos traga Grêmio outra vez o topo da America.

Nenhum comentário: