quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

FILHOS DO OLÍMPICO.

Por Silvio Pilau


Na minha primeira coluna de 2009, discorri sobre como ainda tenho muitos receios em relação ao ano do Grêmio. Fui tachado de pessimista, mas não vejo dessa forma. Em essência, a equipe que temos para disputar os campeonatos nos próximos doze meses possui qualidade semelhante à que quase levou o título nacional ano passado. Se evoluiu, foi pouco, pois as contratações são, em sua maioria, jogadores rejeitados em outros clubes ou as eternas apostas.

Em que se apegar, então, neste princípio de ano repleto de expectativas? Em primeiro lugar, ao fato de que o Grêmio não possui um time ruim. Nunca disse e não acredito nisso. A equipe possui um nível bom, ainda que não acima da média. Em segundo lugar, a torcida. Essa massa de apaixonados formados por nós que incentiva e apóia como nenhuma outra. Em terceiro, ao fato de ser o Grêmio, vencedor de jogos impossíveis e conquistador de glórias monumentais.

Há, ainda, um quarto fator que me dá esperanças e que a grande maioria costuma relevar: as revelações surgidas no Olímpico. Já faz alguns anos que, a cada nova temporada, o Grêmio revela para o mundo novos talentos e promessas de craques. Jogadores talvez ainda imaturos, mas com capacidade de fazer diferença em uma partida e surgir como elementos-surpresa contra adversários preocupados com os medalhões.

Somente nos últimos anos, o Grêmio revelou o marrento Anderson, titular absoluto do meio-campo do Manchester United; Lucas, o incansável volante das madeixas loiras que se firma cada vez mais no Liverpool, líder inglês; Carlos Eduardo, o insinuante meia que levou o modesto Hoffenhein à primeira divisão alemã e à liderança da Bundesliga; Rafael Carioca, o melhor volante em ação no Brasil no último ano; Mattioni, o lateral que acaba de ser contratado pelo Milan; e diversos outros.

E 2009, reserva-nos alguma coisa? Acho que podemos afirmar, sem medo de errar, que novos talentos vêm por aí. A começar por Douglas Costa, recém-listado pela FIFA como a quinta maior promessa de craque para o ano. O atleta já participou de algumas partidas em 2008, mostrando habilidade, bom chute e drible sempre em direção ao gol. Verdade que parecia afobado em muitos momentos, mas é normal para um guri de dezessete anos com tamanha expectativa em cima. Tenho certeza que Douglas será muito útil para o Grêmio nesta temporada.

Outra possibilidade é Mithyuê. Esqueçam o nome estranho. Segundo as primeiras informações da pré-temporada, o ex-atleta de futsal tem sido o grande destaque dos treinamentos e tem tudo para se tornar uma excelente opção para o plantel. Da mesma forma, outros nomes que se destacaram no título do nacional sub-20 podem ganhar chance no time principal, o mesmo valendo para a equipe que caiu ontem – injustamente – na Copa São Paulo.

Enfim, há muita expectativa para o ano, mas há também esperança. Se ela não veio de fora, de contratações de peso como todos esperávamos, pode vir das próprias entranhas do Olímpico. Não será a primeira vez.

Nenhum comentário: