quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

EXPECTATIVAS E ESPERANÇAS

Por Silvio Pilau


Não passei o ano novo de branco, não pulei sete ondinhas e não dei não sei quantos pulos no pé direito. Na realidade, não fiz simpatia alguma na virada. Primeiro, porque não sou de acreditar nessas coisas. Segundo, porque já estava mais pra lá do que pra cá nas areias da Ferrugem e comemorar ao lado de amigos já me bastava para acreditar que 2009 reserva somente coisas boas em minha vida.

E, claro, como bom gremista, essas coisas boas que espero também estão relacionadas ao que acontece na Azenha, no famoso e mais que apropriado Largo dos Campeões. Para nós, gremistas, o novo ano começa cercado de muitas expectativas. Temos mais uma Libertadores à nossa frente. Novamente, vamos atrás do troféu que é a cara do Grêmio, a glória que sempre buscamos e que é sempre nosso grande objetivo.

Porém, se as expectativas são altas, a esperança não é. Não vou negar que estou decepcionado com o que a diretoria fez em relação aos contratados. Acredito, sim, que melhoramos em algumas posições, mas, em compensação, perdemos em outras. Na lateral esquerda, por exemplo, ainda que os nomes não tenham empolgado, ganhamos em qualidade, assim como no ataque, com a presença de Alex Mineiro. Perdemos, no entanto, no meio-campo, com a ida de Carioca e a manutenção de um cada vez mais alquebrado Tcheco.

O que vejo para o ano que se inicia é exatamente o mesmo que via ano passado: uma nuvem negra à frente. Não necessariamente uma nuvem de mau presságio, mas uma nuvem de dúvida, que nubla qualquer previsão sobre o que pode acontecer. Vendo a lista dos jogadores relacionados para a reapresentação, não encontro ali um time capaz de brigar pelo título de uma Libertadores ou de um Brasileiro. Sei, no entanto, como vimos em 2008, que o Grêmio é capaz de surpreender e é nisso que me agarro para o próximo ano.

Claro que ainda há tempo para reforçar a equipe e construir um time realmente forte. Mas acho difícil que venham nomes de qualidade assegurada. Hoje ouvi sobre Maxi López. Seria um ótimo reforço, porém, acho que não será concretizado. Ao que tudo indica, manteremos a base que surpreendeu em 2008, com algumas pequenas modificações. Sinceramente, acho muito pouco para buscar os títulos que queremos.

O que nos resta é torcer, como sempre. Até porque acabei não fazendo nenhuma simpatia na virada do ano.

Nenhum comentário: