quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

É CHATO ESSE GRÊMIO

Por Silvio Pilau

Torcer pro Grêmio é um saco. Sério, a gente não consegue se livrar desse time. Quando pensamos que já era, que poderemos cuidar unicamente de nossas próprias vidas, lá vem o Grêmio respirar novamente e nos puxar mais uma vez para o Olímpico. Que time teimoso, Deus do céu. Não desiste nunca. Fica lá, mordendo os calcanhares dos adversários até o fim e, se deixarem, abocanha o troféu.Isso acontece em quase todos os campeonatos que o Grêmio disputa. Na fase de mata-mata da Libertadores do ano passado, por exemplo. Perdia fora de casa a primeira partida. Aí, fazíamos nossos planos para as futuras quartas-feiras à noite, acreditávamos que seria possível ver a novela, mas não. No jogo da volta, o Tricolor ia lá e fazia jus à alcunha de Imortal revertendo o resultado e se segurando por mais uma fase.

É o mesmo caso dessa reta final do Campeonato Brasileiro. Quando tudo parecia ganho, começamos a perder. Depois do jogo contra o Cruzeiro, muitos acharam que não dava mais. Mas o Grêmio continuou. Após a partida contra o Figueirense, a maioria desistiu. O Grêmio não.

Depois da goleada para o Vitória, toalhas tricolores tomaram o chão. No entanto, o Grêmio não se entregou, massacrou o Ipatinga e viu o Fluminense arrancar um empate contra o São Paulo.Então, como estamos? Estamos vivos, ainda. Não agüento mais. Queria estar jogando com reservas, não disputando o título. Mas o Grêmio não deixa. Chega à última rodada na cola do São Paulo, jogando um temor imenso sobre o Morumbi. Coitados dos jogadores são-paulinos. Esse Grêmio insuportavelmente chato não os deixa mais dormir sossegados. Até o próximo domingo, os atletas de lá vão sofrer de insônia, nervosos, pensando nesse time pé-no-saco para o qual a gente torce.Digam, quantos de vocês não tinha planejado ir para a praia no próximo final de semana? Viajar um pouco para arejar a cabeça, deixar de lado o stress do trabalho ou das aulas e curtir o mar? Aposto que muitos fizeram isso achando que o Grêmio estaria morto na próxima rodada.

E agora? Vamos todos ter que reformular nossos planos e redefinir nossas agendas, pelo simples motivo de que o Grêmio não se entrega.Mas, já que é assim, estaremos lá novamente. Já que essa absurda teimosia faz parte da essência do Grêmio, só nos resta continuar ao lado desse time, apoiando como nunca e com um ouvido a quilômetros e quilômetros de distância lá na capital do Brasil. Só porque esse time não consegue desistir. Porque é um verdadeiro carrapato, que se agarra como louco à menor esperança. Só porque esse time, para desespero do São Paulo, ainda acredita que o título é possível e vai lutar até o final por ele.É chato esse Grêmio!

Nenhum comentário: