quinta-feira, 13 de novembro de 2008

QUATRO JOGOS PARA A ETERNIDADE

Por Silvio Pilau


Todo mundo deve conhecer alguém que tentou seguir a carreira de jogador de futebol ou, ao menos, pensou nisso. Eu fui um, até descobrir que não tinha talento para a coisa. Aposto que muitos que lêem esta coluna, certa feita, também tiveram essa ilusão. Disputar uma decisão, com o estádio lotado, defendendo o clube ao qual se ama. Dar o sangue pela vitória, simplesmente para ter a consciência tranqüila de ter feito o máximo para levar ao time à glória e ouvir a torcida gritar o seu nome. Quem nunca teve esse sonho?

No entanto, para a imensa maioria, não passa disso: um sonho. Uma quimera. Algo inalcançável, sem a menor possibilidade de se tornar realidade. Mas tem gente que chega lá. Uma parcela ínfima de jogadores que superam as dificuldades da profissão e conseguem defender grandes equipes, receber dezenas – ou até centenas – de milhares de reais todos os meses e ter a possibilidade de se tornar ídolos de milhões de pessoas. Alguns, ainda, têm a oportunidade de conquistar importantes títulos e, assim, se tornarem eternos.

E este texto é pra vocês, atletas gremistas. Vocês estão nessa posição. Nesse exato momento, estão nessa posição. A apenas quatro jogos da glória. Não conheço a jornada pessoal de cada um de vocês. Porém, tenho certeza de que, para a grande maioria, não foi fácil. Tenho certeza de que sacrifícios tiveram que ser feitos. Que desafios foram assumidos e superados. Em algum momento, há muitos e muitos anos, vocês tiveram o mesmo sonho que nós, torcedores, um dia tivemos: o de ter nossos nomes gravados para sempre na memória de um clube.

Este é o seu momento. Alguns já conseguiram isso em outras bandas. Alguns certamente irão conseguir no futuro. Mas nunca, jamais, será tão próximo quanto agora. O Campeonato Brasileiro é um dos mais difíceis do mundo. Longo, desgastante, extremamente equilibrado. Ainda assim, vocês chegaram até aqui. Ainda assim, o título está praticamente na mão de vocês. São apenas quatro jogos. Quatro partidas que separam vocês da eternidade. Trezentos e sessenta minutos que podem colocar vocês ao lado de verdadeiros heróis.

Incontáveis jogadores já vestiram a camisa tricolor. Milhares e milhares. Alguém consegue nomear todos? Não, claro que não. Apenas são lembrados aqueles que fizeram a diferença. Aqueles que entenderam a essência guerreira do futebol gremista e demonstraram espírito vencedor. Aqueles que jamais aceitaram a derrota e doaram sangue, quando preciso, pela vitória. Aqueles que demonstraram orgulho em representar a mais fanática torcida do Brasil. Aqueles que conquistaram a glória em nome de cada torcedor.

Estes são lembrados. Serão lembrados. Não somente hoje, mas sempre. Aconteça o que acontecer, seus nomes são intocáveis. Não estão perdidos em algum lugar da memória, mas marcados de forma indelével no coração de cada um gremista. Vocês podem fazer parte desse seleto rol. Não percam essa chance. Não sabem quando terão outra. Façam isso por vocês mesmos. Façam pelas famílias. Façam para honrar os sacrifícios que vocês fizeram e que outros fizeram por vocês para que chegassem até aqui.

Façam isso, principalmente, pelo Grêmio

Nenhum comentário: