sexta-feira, 17 de outubro de 2008

DEMOCRACIA TRICOLOR

Por Felipe Sandrin

Dos vários e-mails que recebo semanalmente, este do amigo Pedro chamou-me a atenção, e creio ser importante compartilhá-lo com vocês leitores.

Amigo Felipe,
Chegou o momento que todos nós Gremistas que sempre lutamos pela democracia no Grêmio esperamos. Como é bom ter a liberdade de escolha, a liberdade de poder ser peça importante dessa máquina de emoções chamada GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE!

Sábado é o dia que o Sócio-Torcedor terá a oportunidade ímpar de escolher o presidente para o Biênio 2009-2010 do Clube. É uma responsabilidade gigantesca, pois a chapa escolhida para comandar o Tricolor contará com a observância de cada torcedor.

De um lado, Duda Kroeff, conselheiro de longa data do Grêmio e filho do Patrono Fernando Kroeff, de outro lado, Antônio Vicente Martins, conselheiro desde 1990 e que não possui parentesco com ninguém "histórico" no Clube.

Mas o que ambos apresentam para nós torcedores? Quais são as propostas apresentadas por cada um, o que cada candidato tem a apresentar? Venho acompanhando atentamente o processo eleitoral e me deparo com pessoas que votam em um ou outro por causa do apoio dos "caciques", mas sim, cadê as propostas? Resolvi observar atentamente cada candidato, com critério, vendo o que cada um oferece. Então, analisei cada um e fiz a minha pesquisa pessoal:

Duda Kroeff: Não teve bom desempenho nos departamentos que esteve a frente no Grêmio. Numa época sem ISL ajudou a trazer Beto, Guilherme e Sérgio Manoel a preço de ouro, que não vingaram nada. Aliás, foram grandes fiascos culminados com a contratação do "técnico" Sebastião Lazaroni em 1998. No Marketing, como vice de Flávio Obino¸ não pude testemunhar nenhuma ação agressiva além do terrível logotipo do centenário e das camisas de 500 reais. Como candidato, apresenta apenas oito itens vagos como propostas. Me assustou mais ainda em acompanhar o debate dele na TVCOM, onde estava gaguejando, falando baixo e me parecendo constrangido. Ainda me deixou apavorado em demonstrar desconhecimento do projeto Arena, da Gestão de Futebol (não falou uma vez sequer nas Categorias de Base) e para piorar, confessou "não ter grande conhecimento de finanças" e que pediria ajuda aos membros da chapa. Tem apoio de Cacalo, Obino, Oly Facchin, André Krieger e Koff, que, pelo mostrado na ZH, apóia muito mais o Krieger do que o Duda.
Aliás, ter pessoas vencedoras como Koff e Cacalo ao lado de outros que rebaixaram o Clube é uma coisa estranha demais para mim. Logo, concluo: Como um presidente que não conhece dos projetos do clube e possui pouco conhecimento de finanças PODE SER PRESIDENTE DO GRÊMIO? Koff não é milagreiro e nem trabalhará na chapa de Duda, então, afinal, o que se espera do candidato?

Vicente Martins: Tem uma mancha em seu currículo em participar da gestão da ISL com contratações mirabolantes, mas foi ótimo vice jurídico. Observei o blog da campanha dele e pude observar o excelente programa de campanha da chapa, coisas que vão desde o aumento do número de sócios até a construção do CT de Eldorado, que vão desde a busca por novas receitas a idéias extraordinárias de exploração do espaço do Olímpico e da marca Grêmio. E fala em profissionalização, item primordial em tempos atuais. Gostei da postura dele no debate: Franco, consciente e demonstrando CONHECIMENTO SOBRE OS PROJETOS DO CLUBE. Além de continuar com os projetos da vitoriosa gestão Odone, que o apóia plenamente.

Claro que cada Torcedor tem o direito de escolher o seu candidato, mas acho, Felipe, que o Torcedor não pode votar em nostalgia! Precisamos de gente com energia, com gana e vontade para colocar o Grêmio de vez no Século 21, que tenha interesse pelo Projeto Arena, que tenha interesse em explorar mais o que o Grêmio tem de melhor: A SUA TORCIDA.

Finalizando, meu caro amigo, espero que a Torcida NÃO VOTE EM NOMES, VOTE EM PROPOSTAS.

Cordiais abraços.

Pedro F.
Creio que o amigo Pedro disse tudo, então serei breve falando sobre outro assunto: o STJD.
Para aqueles que tinham alguma dúvida, a exemplo de mim, agora tornou-se claro: Sim! Existe um complô que visa tirar o título brasileiro do Grêmio. Nunca na história do futebol houve condenações simultâneas tão absurdas. Se já era difícil entender as suspensões de André Luiz e Tcheco, o que falar sobre o fato ocorrido esta semana?

Sinceramente, estou desmotivado diante a certeza de que não existem mais lacunas de limpeza em nosso país. Tudo e todos estão tão contaminados que pouca esperança resta. Não basta que destruam nossa educação, ensino e segurança. Nem mesmo o futebol escapa, nem mesmo nosso mais puro amor não se contamina de dúvida ante aqueles que de justos não tem nada. Daqueles que há muito tempo deixaram de entender o que é realmente o futebol, que matam a esperança deixando em seu lugar a lembrança de uma época em que o futebol era vencido dentro de campo.

Nenhum comentário: