sexta-feira, 26 de junho de 2009

As missões de quinta-feira.

Por Felipe Sandrin


Não lembro quando, não lembro quem, mas lembro como: o Grêmio perdia por 3 a 0 em um primeiro tempo tenebroso, no qual o time não jogou absolutamente nada, mas aos 46 minutos, quando o árbitro estava para terminar o primeiro tempo, em uma bola alçada para a área, o Grêmio descontou. O 3 a 1 estava de bom tamanho perto do baile que havíamos levado. No segundo tempo, faltando 8 minutos para acabar o jogo, arrancamos o empate, e o 3 a 3 àquela altura era uma vitória não somente do Grêmio, mas sim pessoal de cada um daqueles jogadores. Faltou qualidade, mas sobrou raça.

"O Cruzeiro vai massacrar. O Grêmio não irá ver a cor da bola. Agora vocês vão ver o que é um time de verdade". Ouvi isso a semana toda, cheguei a ficar apavorado pensando que por 90 minutos seriamos o tatu escondido no buraco, mas bastaram alguns minutos de jogo para que eu disse-se a mim mesmo: independentemente do resultado hoje, nós vamos buscar no Olímpico.

Quando Souza chutou aquela falta e correu para comemorar, notei que nenhum jogador do Grêmio foi pegar a bola que repousava sozinha dentro do gol: eles erguiam as mãos ao céu, agradeciam com punhos fechados e gritos abafados, eles sabiam, assim como nós, que aquele gol não era por acaso, ele era um gol do Grêmio, um gol com a cara do Grêmio, um gol que torna o impossível apenas uma questão de entrega, de raça e de fé.

Será que é possível o Grêmio ganhar de 2 a 0 jogando no Olímpico? Não, essa não é a pergunta que devemos nos fazer, mas sim: será que é possível o Grêmio não conseguir ganhar de 2 a 0 no Olímpico?

Muitos acham que futebol é 11 contra 11, mas peça isso a quem já jogou no Olímpico um jogo decisivo, pergunte a essa pessoa se nós torcedores não entramos em campo.

O Grêmio não é o Grêmio porque empata com o Caracas jogando fora de casa. O Grêmio é o Grêmio porque mesmo perdendo de 3 a 1 consegue inflamar sua torcida, fazer com que até os mais pessimistas, ante a falta de fé, saibam que na semana seguinte eles devem estar no Olímpico.

Você conhece alguém que não vá no jogo porque o Grêmio tem que fazer 2 gols? Os supostos incrédulos, cornetas e pessimistas estarão lá, eles não vão mudar porque no fundo eles sabem que são tudo isso, mas também sabem quem é o Grêmio.

A nossa missão é torcer sem cessar, a dos pessimistas é insistir no "não vai dar". E a do Grêmio é juntar todos em torno do que não pode ser explicado, em torno de algo que só nós entendemos e chamamos simplesmente... imortalidade.

Nenhum comentário: