segunda-feira, 29 de setembro de 2008

NADA DE CRISE

Por Silvio Pilau

28/09/2008-23:37:15


Como sei que muitos colorados lêem esta coluna, quero, em primeiro lugar, parabenizar o Internacional. A partida de ontem, por mais atípica que tenha sido, foi totalmente da equipe vermelha. Uma daquelas tardes onde tudo deu certo para eles. O Inter jogou com vontade e garra, mas, acima de tudo, com eficiência e inteligência. Quando chegavam, marcavam. E quando precisaram acalmar o jogo, pisaram no acelerador. Respeitaram a grandeza do Grêmio. Por isso, é preciso reconhecer: parabéns.


Dito isso, agora é hora de juntar os cacos. O primeiro passo para isso é afastar a idéia de crise. Ela vai rondar o Olímpico como uma nuvem preta carregada. Porém, é ilusão. Não existe crise. O Grêmio ainda é líder em pontos. É, ao lado do Palmeiras, o clube que mais somou pontos em todo o campeonato. A imprensa vai bombardear, os concorrentes vão falar, mas a crise, em sua essência, não existe. Não pode haver crise quando se lidera um campeonato difícil como o Brasileirão.


Claro que o abalo é inevitável. O Tricolor já vinha de alguns tropeços e uma derrota desta magnitude em um clássico certamente terá um impacto negativo nos jogadores e comissão técnica. O momento clama por mudanças. O estilo de jogo gremista, que levou a equipe ao topo, já se tornou óbvio aos adversários. Roth está, novamente, sendo testado. Terão que partir dele as modificações necessárias para que o Grêmio não continue caindo na tabela.


Mas, principalmente, o momento é de cautela. De buscar forças para seguir em frente. No fundo, o resultado de ontem não passa de uma derrota. Três pontos que fugiram. Não é o fim do mundo. Pensando assim, é mais fácil dar continuidade ao trabalho. Um trabalho que até aqui tem sido bem feito, de maneira surpreendente. Não podemos deixar os últimos tropeços jogarem fora um ano uma campanha magnífica.


O Grêmio ainda é líder. Ainda tem muitas chances de ser campeão. Mas isso só será alcançado com muita força. Com capacidade de superação. Com algumas mudanças. E com a idéia de crise sendo mandada para longe. É preciso tranqüilidade. E apoio, incondicional. Assim, em breve olharemos para a partida de ontem como um aprendizado. Como uma divisora de águas. Como o ponto de partida para a arrancada final.


Assim, seremos campeões.

Nenhum comentário: