segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Aonde queremos chegar.

Por Silvio Pilau


Mais um jogo no Olímpico, mais uma goleada. Já virou rotina. Aqui, massacramos os adversários. Infelizmente, só aqui. Não vou me delongar em mais um texto tentando explicar os insucessos fora de casa. Acho que esse assunto já rendeu o suficiente. Quero aproveitar a nova vitória para fazer uma reflexão sobre as perspectivas do Grêmio no campeonato.

Acho que todos iremos concordar que título é um objetivo muito improvável. Improvável, mas não impossível. Todos nós já vimos o Grêmio subverter as leis da física e da natureza e alcançar feitos inimagináveis, então não podemos descartar mais um troféu. Porém, é fato: está muito difícil, principalmente porque a equipe não consegue encontrar a regularidade e, no momento, outros times demonstram mais equilíbrio.

Nenhum, porém, desponta. Não há um grande bicho-papão. O líder Palmeiras vinha de quatro jogos sem vencer até superar o Inter, no sábado. O São Paulo parece ter se acertado, mas não é mais o grande time de outros anos, como comprovou a derrota para o Atlético-PR. O Inter é o time de um ano só, e esse foi 2006. E alguém acha que o Goiás realmente vai brigar pelo título?
Então, tudo indica que o campeonato vai ficar embolado até o final, o que dá chances a todos.

Mas o verdadeiro motivo pelo qual acho que o Grêmio ainda pode brigar pelo título são as partidas fora de casa. Sejamos coerentes: o time não vai ficar até o final do campeonato somando fracassos longe do Olímpico. Em algum momento, essa vitória vai sair e, assim que isto ocorrer, as partidas seguintes serão jogadas com menos pressão e mais naturalidade. Ou seja, tudo indica que o pífio desempenho deste primeiro turno não será repetido. Não digo vencer todas, mas um retrospecto ao menos razoável (digo entre 50% e 60% de aproveitamento) nesses jogos pode fazer toda a diferença.

Isso porque no Olímpico o Grêmio é imbatível. Novamente sendo realista: não vamos vencer todas dentro de casa. Uma hora, voltaremos a empatar e, talvez, até perder. Ainda assim, tenho certeza de que continuaremos com excelente campanha dentro de nossos domínios. Aí basta somar: com o ótimo aproveitamento no Olímpico e um desempenho pelo menos aceitável longe daqui, o Grêmio tem todas as possibilidades de dar uma bela arrancada e disputar as primeiras posições.

É difícil, mas é possível. Por isso, acho que não podemos torcer por uma vaga na Libertadores. Temos que pensar no título. O Grêmio deve trabalhar para chegar ao topo de tabela. Se fizer isso, o título pode até não ser alcançado, mas a Libertadores com certeza será. Porém, caso o objetivo seja apenas a vaga, ela pode escapar.

Podem ter certeza: a arrancada vai acontecer. Que ela tenha início no próximo domingo.

Nenhum comentário: